Blueberry & Lemon Drizzle Cake – ou "O bolinho das frutinhas azuis"

segunda-feira, 05 de abril de 2010

Como é início de semana e conheço muitas pessoas que fazem bolos no início da semana para comer durante a semana com café ou chá (principalmente nesses dias chuvosos), trago hoje uma receita que fiz semana passada em casa para acompanhar os chás da tarde. Adoro frutinhas vermelhas, todas elas, e quando encontrei esta receita no meio dos meus livros não resisti experimentar a mistura de blueberries com amêndoas e limão siciliano. Fiz uma assadeira pequenina, trouxe para o escritório, dei alguns quadrados pra minha irmã, outros mandei pra minha mãe. Pra mim que não sou muito fã de doces o prazer maior é fazer os bolos e não necessariamente devorá-los. Esta receita linda e de uma massa muito suave que lembra a pão-de-ló é de um dos meus livros preferidos, o Perfect Baking, da Parragon Books. Não me arrependi, o bolo é mesmo incrível (é justamente o bolo que enfeita a capa do livro), e é claro que eu experimentei uma pontinha dele para poder afirmar isto pra vocês, mesmo que não seja fã de doces, adorei este bolo que fica com um sabor cítrico e nem um pouco enjoativo. As blueberries viram uma geleinha dentro da massa, e as amêndoas desaparecem, deixando apenas a sua essência perfumada no bolo.
Blueberry & Lemon Drizzle Cake (do livro Perfect Baking)
(rende aproximadamente 15 quadrados)
180g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar de confeiteiro
4 ovos levemente batidos
1 xícara e 3/4 de farinha com fermento, peneirada
suco e raspas da casca de 1 limão siciliano
1/4 de xícara de amêndoas sem pele, laminadas
200g de blueberries frescas ou congeladas
1 colher de sopa de óleo de girassol para untar
Cobertura
suco de 2 limões sicilianos
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
Preparo: Unte e enfarinhe uma assadeira pequena e quadrada, de aproximadamente 20 centímetros. Misture a manteiga amolecida e o açúcar em uma tigela e com um fouet (ou em uma batedeira, se preferir) bata-os até formar uma pasta bem aerada. Acrescente os ovos gradualmente adicionando também a farinha aos poucos enquanto bate a massa, para evitar que forme grumos. Acrescente as raspas da casca do limão, a farinha remanescente e as amêndoas e a quantidade suficiente de suco de limão para formar uma massa cremosa de boa consistência (pode ser que não seja necessário todo o suco de limão). Adicione 3/4 dos blueberries e mexa suavemente com uma espátula para incorporá-las à massa. Passe a massa para a assadeira já untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 40 minutos. Então abra o forno, distribua as blueberries remanescentes sobre a superfície da massa e asse por mais 20 minutos, ou até que a massa esteja douradinha e firme (quando espetar um palito de madeira nela até o fundo e ele sair limpo). Desligue o forno, retire o bolo e deixe esfriando sobre a bancada. Para fazer a cobertura misture o suco de limão ao açúcar de confeiteiro e bata muito bem, até formar uma calda branquinha. Assim que o bolo esfriar um pouquinho distribua esta calda em fios sobre a superfície e aguarde esfriar completamente. Então corte o bolo em quadrados e sirva.
Bom Apetite!  
Fabiana Pinfildi

41 Comentários para “Blueberry & Lemon Drizzle Cake – ou "O bolinho das frutinhas azuis"

  1. Hahaha, que bonitinha você Regiane! Fico feliz que goste daqui! Nunca tive um fã assim,de forma declarada. Estou lisonjeada viu.
    Bjinhos

  2. Fabiana… que receita boa essa sua…e..olha que eu tenho uma caixinha de blueberry no frezzer..comprei para fazer uma receiota e não fiz!!gostei muito dessa sua..e..com êsse tempo delicioso que está essa semana aqui em S.P… vale a pena fazer e muito..tô levando sua receita…bjus

  3. Fabi que tudo deve ser esse bolinho, eu não gosto muito de doces também, mais certamente comeria uma fatia bem grande dessa belezura! Ameiii… Bjokas

  4. Oi Fa, tudo bem?
    Espero que tenham tido uma boa Páscoa!
    Menina, te digo: receita infelizmente anotada…rsss…que horror…adoro as blueberries…não consigo resistir, e o infelizmente, é pq comi demais nesses feriados…e agora? Haja malhação…mas que vou fazer esse bolo,isso eu vou!
    Obrigada pela receita,
    Um abraço, boa semana!

  5. Fabi parece tão molhadinho que me deu água na boca.Pena q não encontro estas azuzinhas por aqui, nem congelada.
    Beijos
    Patty Martins

  6. Fabiana, esse bolo certamente ficou uma riqueza, a se ver pelo aspecto.

    Espero que tenha tido um domingo feliz ao lado dos seus, com um cardápio de dar água na boca.

    Beijo.

  7. Ah, acabei de comprar blueberries e acho que já sei em qual receita vou utilizá-los, esse bolinho parece ser delicioso e super levinho…adorei
    beijinhos

  8. Ficou lindo o Bolo!!!
    E parece bem macio, agora fazer o bolinho no começo da semana prá comer a semana toda buááááá, não dá, mas que é bom é!!!
    bjs
    Maura

  9. Adorei, por aqui começam a chegar os dias de sol, adoro bolos com frutas e este está super… E é daquelas receitas que de certeza vai ficar bem.
    Bjinhos
    Sandra

  10. Parece tão fofinho! Deve ser divino!
    Ando com tanta vontade de comprar uns ingredientes diferentes, de fazer umas coisinhas gostosas, mas ultimamente tô só no "trucão" devido à falta de tempo!
    Seu blog cada vez mais delicioso!!!
    Bjs

  11. Oi Fabi!
    Mirtilos combinam demais com limão siciliano, né? E ainda amêndoas pra completar o trio! Tá lindo o bolo, assim amarelinho com pintinhas roxas, a dá pra perceber que é bem macio!

    bjo, boa semana :D

  12. Fabi, que bolo gostoso!!! Além de lindo! Essa frutinha é mesmo uma delícia…
    E a cobertura com limão siciliano deve dar um sabor sensacional!
    Anotada, Fá!
    Beijocas!

  13. Amo qualquer doce que tenha limão e sou fã de mirtilo… No verão eles são abundantes nas prateleiras dos mercados aqui no Sul (e muito barato). Agora eles sumiram e só se encontra o blueberry importado da Califórnia… Vou deixar esta receitinha na fila para quando começar a temporada de frutas vermelhas novamente!

  14. Nossa, que receita linda e maravilhosa! Fiquei com vontade de experimentar esse bolo, mas nunca vi bluebarries para vender por aqui. Bjs!

  15. Fabi, ja comi uma cuca (nome de um bolo com farofa que fazem aqui no Sul, não sei se vc conhece) que tinha blueberry. Realmente são muito gostosos, e o aspecto do bolo fica lindo, clarinho com as pintinhas roxinhas.

    Bjo gde, Dani :)

  16. Oiiii Fá, tudo bem??
    Nossa mas que receita mais chique menina!!!
    Tudo de bom!!!
    Eu to precisando renovar e usar uns produtos diferentes nas minhas receitas…
    Suas receitas são sempre divinas…
    As fotos tbm são lindas
    Parabéns!!!
    Bjocas

  17. Fa, que delicinha!!!! Estava ausente por conta da Páscoa (muito trabalho), mas agora estou atualizando as postagens das amigas e achei essa maravilha!
    Vou te fazer uma pergunta, aqui em Americana já procurei blueberry e não encontrei, mas encontrei geléia, será que se a gente colcoar umas colheradas da geléia pela massa ficará bom? Acho que vou tentar, porque essa massa, só de olhar, já imagino a textura!
    Beijos doces!

  18. Frutinhos vermelhos, roxos, azuis são minha grande paixão, talvez eu os ame mais que as frutas tropicais (mas fala baixo para elas não ouvirem se não não vão querer aparecer lá no meu blog).
    Combinação mágica essa com amêndoas, limão siciliano….Me pai….Receita por enquanto somente anotada (na pasta dos "à fazer").Por hora é ligeiramente inviável nesse meu momento "farmer woman"…

    beijo e beijo

  19. Gentemmmmm eu adoro fazer aquele lanchinho da tarde regado à café e acompanhado de um delicioso bolinho, este ficou perfeito!!! Parabéns Bibi. bjos, Juli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *