Badejo em Crosta de Amêndoas e Couscous de Quinoa

quinta-feira, 08 de abril de 2010

O badejo é meu peixe predileto para fazer no forno. Ele é bem gordinho, com filés mais altos que tornam o peixe mais tenro, mesmo depois de assados. Não ressecam quando vão ao forno, ainda que fiquem um tempo maior que o normal. Além disso o badejo é um peixe que permite muitas combinações, ele aceita desde o purê de batatas até a pasta de pimenta wassabi (tradicional da culinária japonesa) ou uma simples saladinha. Este aqui eu fiz em homenagem ao love, que ama peixes de todos os tipos. Ele me pediu um peixe levinho (leia-se light) mas ao mesmo tempo diferente. Eu tinha amêndoas do bolo ainda em casa e logo pensei em combiná-las ao peixe, pois já tinha experimentado esta combinação outras vezes e adorei o resultado. Mas precisava de um acompanhamento (que fosse leve….), e ao abrir o armário me lembrei do meu pacotinho de quinoa real, e lembrei também do risotto de quinoa que tinha feito no feriado Carnaval, e que naquela ocasião havia testado e aprovado a quinoa em versão quente. Problema resolvido: fiz um couscous de quinoa com legumes salteados, uma verdadeira delícia e ainda melhor: light!
Badejo em Crosta de Amêndoas e Couscous de Quinoa
(rende 2 porções)
Ingredientes
Para o peixe:
2 filés gordinhos de badejo, aproximadamente 300g cada um
suco de 1/2 limão
1 fio de azeite extravirgem (fio mesmo)
sal marinho a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 clara de ovo batidinha com o garfo para pincelar
3 colheres de sopa de amêndoas laminadas
Para o Couscous:
1/2 xícara de chá de quinoa real
1 abobrinha italiana cortada em cubos pequenos
100g de cogumelos champignom em conserva fatiados
150g de tomate cereja cortados no comprimento
1 cubo de caldo de galinha
3 xícaras de chá de água
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Coloque a quinoa para cozinhar em água fervente com o caldo de galinha, e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até ficar al dente. Enquanto isso tempere o peixe, unte uma frigideira com óleo vegetal, pincele clara de ovo na superfície dos filés e cubre com as amêndoas laminadas. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel alumínio e cozinhe por mais 10 minutos. Em outra panela, refogue a cebola no óleo vegetal e junte a abobrinha. Refogue a abobrinha por 5 minutos e acrescente os tomates. Cozinhe mais 2 minutos e desligue. Acrescente a salsa, os cogumelos. Forre os pratos com o couscous de quinoa, coloque um filé de peixe por cima de cada porção de couscous. Regue com azeite e sirva cada prato com uma colher de chá de pasta wassabi. Acredite, é irresistível!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

31 Comentários para “Badejo em Crosta de Amêndoas e Couscous de Quinoa

  1. Fabi, procuro comer peixe pelo menos 2 vezes na semana. Não tiraria nada desse prato, está perfeito pra mim.
    O wasabi não provei ainda, mas aqui em casa quem aprecia tudo da culinária oriental é a filha. Ela mantém a geladeira e a despensa com vários desses ingredientes. Preciso provar.
    Bjs.

  2. que cara boa que esse prato tem.
    quero experimentar quinoa; legal ver essas receitas salgadas com ela – 'risottos' e cuscuz – porque eu sempre acho que ela é comida de regime, sabe?

    =**

  3. Achei chiquérrimo esse prato!

    Essa crosta de amêndoas dá um tchan no peixe e o couscous de quinoa acompanhou perfeitamente bem…Um sucesso absoluto,claro!

  4. Que peixe lindo Fabi, esse prato deve ter ficado maravilhoso! Ai que fome, sorte que estou em casa agora para beliscar alguma coisa por aqui! kkkkk… Bjinhos

  5. Nooossa! Este prato deve ficar divino. Nunca provei Quinoa, mas fiquei com vontade só de olhar a foto. Aliás, essas fotos ficaram maravilhosas, imagino só como deve ter ficado bom esse prato, então! Parabéns.

  6. Oiiii Fá, tudo bem???
    Nossa eu é que tenho que esconder o seu blog do meu marido, suas receitas são lindas e sempre com ingredientes muito diferentes (pelos menos pra mim)…rs
    Tá muito lindo esse peixe o love tem muita sorte hein???
    Bjocas

  7. ai Fabi, que comentário fofíssimo vc deixou no meu blog. muito obrigada, fiquei emocionada!

    volte sempre que quiser, mas ó, eu escrevo um mooonte de palavrão, hahaha. já tentei me controlar porque depois morro de vergonha. mas né?

    você é uma fofa.
    beijo grande!

  8. O seu love deve ter ficado babando com esse maravilhoso prato, ele é um sortudo,heheh.

    Infelizmente eu não tive uma boa experiência com wassabi.

    Bjs

  9. Menina, não sei se gosto mais das fotos ou das receitas que vc posta!
    Nossa, parece tudo tão apetitoso!
    Beijinho

    Ahhh temos quase a mesma altura!
    Beijinho

  10. Que prato lindo! Deve ter ficado uma delícia essa combinação de sabores, só não experimentei a quinoa. Meu almoço foi tão sem graça, agora olho esse prato todo colorido, rs. Deu vontade!
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *