Torta de Maçã Caramelizada com Creme e Canela

segunda-feira, 08 de março de 2010

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, para não passar em branco eu parabenizo a todas as mulheres leitoras do blog. Explico-me: não vou ficar aqui fazendo divagações sobre esta data pois na minha opinião o dia da mulher deveria ser celebrado o ano todo. E também acho que existe um certo machismo velado na comemoração desta data, como se fosse um prêmio de consolação para as mulheres que não tem o seu esforço reconhecido diariamente. Portanto, vamos adoçar a vida e adoçar o dia para começar bem a semana. Que tal uma tortinha convidativa como esta da foto? A receita é da minha sogra, e eu recomendo fortemente que façam e provem. Facílima, rápida e muito saborosa.
Ingredientes
Para a base
1 pacote de bolacha doce sem recheio
80g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente
Para a cobertura
2 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher de sopa de amido de milho
canela em pó quanto baste para enfeitar
Para o recheio
5 maçãs sem casca e sem sementes cortadas em meia lua
2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
Modo de Preparo
No processador moa os biscoitos de maisena até formar uma farinha fina. Passe para uma tigela e misture bem com a manteiga derretida, com a ajuda de um garfo, até formar uma farofa úmida e homogênea, de consistência mais grossa.Forre o fundo de uma assadeira de aro removível com papel manteiga e sobre ele ajeite a farofa de biscoitos. Pressione bem a farofa no fundo da assadeira com as pontas dos dedos para que fique uma base bem compacta. Reserve. Pré-aqueça o forno em 200° por 10 minutos. Bata todos os ingredientes da cobertura em um liquidificador e depois leve ao fogo médio até engrossar e atingir o ponto de um mingau. Desligue e aguarde o resfriamento. Em outra panela, em fogo baixo, faça o caramelo com a água e o açúcar para o recheio, mexendo sempre. Quando o açúcar caramelizar acrescente as maçãs e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Desligue, polvilhe a canela e misture bem. Deixe esfriar um pouco e cubra a base da torta com as maçãs. Por cima das maçãs espalhe o creme de amido. Leve ao forno por 20 minutos e desligue. Retire do forno, enfeite com canela em pó e sirva ainda quente com sorvete ou leve à geladeira e sirva geladinha.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

25 Comentários para “Torta de Maçã Caramelizada com Creme e Canela

  1. Menina, agora vc arrasou!!!! Eu adoro torta de maçã, pode ver que lá no meu blog tem uma que fiz e postei e é deliciosa! Mas essa daqui tá arrasando de gostosa…huuummm…já comi com os olhos e o estômago já gritou …eu quero!!! Vou ter que fazer logo logo, daí te conto!
    Beijos e um final feliz dia da Mulher!!!

  2. Adoro testar – e comer – torta de maçã! Parece tão cremosa! Falando em cremosidade, fiz o bolo de chocolate, é uma delícia, mas não ficou com aquela textura bonita que o seu ficou, devo ter assado demais, mas não sobrou nada!
    beijos

  3. Nossa, depois do almoço olhar uma torta desse é quase um crime…rs.
    E eu aqui com um pedaço de goiabada que ganhei no refeitório…rs.
    Bjs

  4. antes demais vinha agradecer o comentario que fez no meu blog… realmente ja sigo o seu blog a algum tempo, mas nao sei porque razao ainda nao me tinha oficializado como seguidora, so hoje reparei nisso… de qualquer forma queria que sobesse que adoro o seu blog e venho cá algumas vezes… outro assumto é esta torta, tem um aspecto tao divinal que vou levar a receita comigo… beijinhos

  5. Uma vez provei uma torta como essa em um restaurante e me apaixonei. Procurei a receita em todos os lugares e só fui achar no seu blog! Obrigada! Adorei! Sucesso!

    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *