Tacos Mexicanos – Chili de Feijão com Carne e Sour Cream

segunda-feira, 01 de março de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)
A comida mexicana é uma das comidinhas que os amigos e a família mais me pedem pra fazer. Geralmente eu faço tacos de carne, tortillas, e nachos para beliscar com diversos molhinhos. Dessa vez eu fiz os tacos de carne que nunca podem faltar (são os preferidos) e nachos na casa da minha irmã, já que nossos amados estavam quase febris pela vontade de comida mexicana. Sempre que há comida mexicana nas reuniões de amigos é uma festa, todos adoram, principalmente porque cada um vai montando seu próprio prato como bem entende. Nada de formalidades, nada de frescuras, come-se com as mãos mesmo. Acompanhados de uma boa cerveja mexicana bem geladinha é sucesso garantido. Muitas pessoas fazem comida mexicana em casa, mas também é verdade que cada um adapta a receita para o próprio paladar, e no meu caso comida mexicana tem que ser muito apimentada e caprichada. Vou passar pra vocês a receita do chilli apimentado de feijão e carne e também a receita do sour cream (creme azedo típico mexicano), ambas as receitas facílimas, mas para a montagem dos tacos você vai precisar de outros ingredientes também, que vou especificar, ok?
Ingredientes para a montagem dos tacos:
Massas de tacos mexicanos compradas prontas (calcule 3 por pessoa se for servir apenas tacos)
Guacamole (já passei a receita aqui no blog)
tomate sem sementes picadinho
cebola picadinha
queijo cheddar (peça) ou mussarela ralado grosso
alface crespa em tirinhas
sour cream
molho de pimenta de sua preferência
Chili de feijão e carne (receita abaixo)
Chili de Feijão com Carne
Ingredientes (para 12 tacos)
1kg de carne bovina moída
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de café de páprica picante
1 colher de chá de cominho em pó
1 pitada generosa de chili em pó
1/2 maço de salsa picada
3 xícaras de feijão verde cozido, com o caldo
sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne e mexa até cozinhar e começar a soltar água. Acrescente o extrato de tomate e continue mexendo. Junte todos os temperos e misture bem. Tome cuidado com a pimenta se estiver usando a do tipo chili em pó, pois ela é extremamente forte e por isso você deve acrescentá-la aos poucos, sempre provando. Some o feijão cozido com o caldo e com a ajuda da colher de pau amasse-os contra a panela, aos poucos, até que o caldo engrosse e se misture uniformemente à carne. A consistência do chili de feijão deve ficar parecendo com um purê. Dose o sal, desligue e sirva a seguir com tacos, nachos ou tortillas.
(Foto: Juliana Pinfildi)
Sour Cream

Há pessoas que fazem o sour cream com creme de leite. Eu prefiro sempre fazer com iogurte porque fica mais leve, mais saudável e até mais gostoso, na minha opinião.

Ingredientes (para 12 tacos)
2 copos de iogurte natural
suco de 1 limão tahiti

Modo de Preparo
Miture o suco de limão ao iogurte e deixe descansar na geladeira por 2 horas antes de servir.

Dica: Se preferir, adicione um pouco de sal e salsa fresca picada, a seu gosto.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

27 Comentários para “Tacos Mexicanos – Chili de Feijão com Carne e Sour Cream

  1. Fabi agora vc acabou de ganhar meu coração, eu amoooooooooooo comida mexicana e seus Tacos com Chilli ficaram linnnnnnnnnnnnndos demais! Amei tudooooooooooooo. Um beijo enorme e uma ótima semana!
    P.S – Deixa eu sair logo daqui se não mordo a tela! :D

  2. Uma refeição mexicana muito interessante, qualquer dia desses vou surpreender meu pessoal por aqui com essa receita que adorei. beijinhos

  3. A única comida mexicana que experimentei se chama Tamalis, muito boa….
    Qualquer dia faço essa receita aqui em casa. Vim agradacer a visita e babar um pouco no seu blog, adorei. Ta linkada.
    Bjs

  4. Oi Fa, parece que a gente combinou hoje…rsss…gostei demais das receitas, pois vc viu que eu tbm adoro mexican food né?
    Bem legal, valeu!

  5. Comida mexicana é uma maravilha, se bem que eu prefiro com pouco picante. A tua receita é fantástica e desde dicas muito boas.

    Beijinhos

  6. Aiii eu AAAAAAAMO muito tudo isso! uhahuaha.. Vou experimentar depois, sempre saio pra comer comida mexicana mas nunca me aventurei. =D Bjosss

  7. Nossa que delícia!!!
    Eu não tinha comido tacos ainda, e na última sexta fomos jantar na casa de uns amigos e a comida foi TACOS!!
    AMEI
    Esse seu ficou lindo!!
    Vou tentar fazer em casa!
    Beijos

  8. Sem "puxação de saco", mas ainda não consegui encontrar um restaurante que faça comida mexicana tão bem qto a Bibi, ela é perfeita!!! Meu marido só pede "comida mexicana da Bibi" ele vive morrendo de vontade!!! Resolvi assumir minha função na arte de picar, mexer, cortar, fatiar, abrir embalagens,descascar e comer!!!! hahaha.
    Obrigada pelos elogios das fotos!!!Bjos Juli Pinfildi.

  9. oi… acabei de conhecer seu blog e, por uma enorme coincidencia, estou planejando uma festinha mexicana!!!
    gostaria de saber onde vc compra os tacos prontos, por preços melhores.. hehehe
    obrigada

  10. Oi! Onde vc compra a massa? Eu vi em outra receita sua que vc compra numa fábrica em Sampa… queria saber onde é, pq não gosto dos produtos que encontro em mercados…
    Bjos, Bia

    • Oi Leticia, você pode substituir sim, com certeza. Este feijão verde é o feijão JALO na verdade, e é fácil de encontrar nos supermercados, mas eu também gosto muito de usar o feijão ROXÃO para comida mexicana porque ele é grande e não se desfaz com facilidade. O feijão preto também é bastante usado em alguns lugares para o preparo do chilli :)
      Beijos!

  11. Bom dia! Estou amando o seu blog. Tudo parece maravilhoso. Agora vou colocar em prática essas receitas deliciosas. Uma pergunta: onde posso encontrar chilli em pó? Moro em SP mas mesmo assim não consigo encontra-lo.

    bjos

    • Obrigada pelo elogio Mari :)
      O chilli em pó você encontra em empórios gourmets e da própria marca bombay que tem ilhas em vários shoppings aqui de SP. Eu trago os meus de fora que são bem baratinhos, sempre que viajo aproveito e compro uns 3 potinhos dele, mas os daqui são bem bons também, só um pouco mais caros.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *