Sopa de Abóbora com Carne e Cebola Frita

quarta-feira, 03 de março de 2010

Com este friozinho repentino que está fazendo em “Sampa” e com esses dias tão cinzentos é inevitável pensar em comidinhas reconfortantes que servem para aquecer não apenas o corpo, mas também a alma. Sendo assim eu posso recorrer a uma das minhas refeições preferidas, a sopa! Há épocas do ano em que eu desejo muito que chegue o inverno para que eu possa viver de sopa de tanto que gosto. E se a sopa for preparada com ingredientes fresquinhos e orgânicos, melhor ainda! É uma verdadeira festa de sabores. Ontem então fui pra cozinha preparar uma das sopas de que mais gosto e também a que mais me pedem pra fazer, sopa de abóbora com carne. Esta sopa é uma verdadeira delícia, para quem gosta de abóbora, é claro, afinal ela é a estrela da receita e se você não gostar de abóbora não tem como reproduzir esta receita. Já falei aqui das muitas propriedades da abóbora, ela é cheia de vitaminas e nutrientes, portanto, se você tem filho pequeno em casa é uma ótima oportunidade para apresentar à ele esta delícia, e fazê-lo desde cedo se adaptar aos vegetais. Receitinha fácil, rápida e simples como sempre.

Ingredientes (para 6 porções)
500g de abóbora (a espécie de que mais gostar) cortada em cubos médios
1 cebola média picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 dentes de alho amassados
2 litros de caldo de legumes (ou 2 cubos de caldo dissolvidos em 2 litros de água fervente)
2 colheres de sopa de óleo vegetal
4 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
pimenta a gosto
sal a gosto
 
Para servir
500g de carne bovina magra moída e refogada com fiozinho de óleo e sal apenas
1 cebola grande em rodelas e fritaModo de Preparo
Em uma panela de pressão refogue a cebola no óleo vegetal até ficar transparente. Acrescente o alho e os tomates. Regogue por 2 minutos e acrescente a abóbora e o caldo de legumes. Tampe a panela e mantenha o fogo alto. Quando começar a chiar marque 30 minutos e desligue. Quando perceber que toda a pressão da panela já tiver se dissipado abra a panela e verifique se os pedaços se desfizeram. Caso ainda estejam grandes, amasse-os contra a lateral da panela com a ajuda de uma escumadeira. Se preferir utilize um mixer, mas a idéia não é transformar a sopa em creme, ok? Após amassar a abóbora junte a salsa e cebolinha, ajuste o sal e a pimenta e disponha em cumbucas individuais. Sobre cada porção de sopa coloque 3 colheres de sopa de carne moída refogada e algumas rodelas da cebola frita. Enfeite com ervas frescas e sirva imediatamente. Se gostar acrescente um fio de azeite extravirgem antes de servir.

Bom Apetite! 

Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Sopa de Abóbora com Carne e Cebola Frita

  1. hum que delicinha essa sopinha, realmente o tempo está pedindo por isso. e o bolo de chocolate da postagem anterior, já anotei a receita.

  2. Sopas são realmente o melhor remédio para os dias frios e além do mais podem ser muito saborosas. A sua sopa de abóbora e carne está fantástica, mesmo como eu gosto!

    Bjs:)

  3. Que mais posso dizer, uma cara super gira e sabe cozinhar bem…ora vejam só esta sopinha de aconchegar o coração. Brigado ..jinhos doces xxx

  4. Maravilhosa essa sopinha, sempre faço aqui em casa, mas assim com carne moída e cebola é novidade para mim, dá uma bela incrementada, não é mesmo?
    Bjuss!!!

  5. Bem, fiz a receita desta sopa e recomendo.
    No mesmo dia, tive a honra de receber a dona da receita em minha casa.
    Adorei poder servi-la à dona do receita.
    Obrigada amiga pela sua presença na minha vida e agora, na minha cozinha, salvando o meu repertório culinário! rs…

    Bjinhos!

  6. Essa sopa é uma das minhas prediletas, não sei como a dona do blog ousou fazer esta delícia sem a minha presença…sjfbsjkfhgskjf, só de raiva vou me aventurar na cozinha e tentar fazer….hahaha, me desejem sorte!!! bjosss, Juli Pinfildi.

  7. Hahahaha Carols, que honra a minha de provar a sopa deliciosa que você fez. Isso sim! E que bom que estou ajudando no seu repertório, fico muito feliz em saber disso! Amiga, sempre estarei presente na sua vida, viu?

    Julieta! Eu morro de inanição se tiver que esperar você estar comigo pra cozinhar…hahahaha. Faço a sopinha pra você, prometo!

    Bjinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *