O PF do Figos & Funghis

quinta-feira, 18 de março de 2010

Existem algumas refeições irresistíveis pra mim. Isto quer dizer simplesmente que eu não consigo passar por elas de forma indiferente, e é exatamente isso que acontece entre eu e um PF. Acho que todos vocês sabem que PF significa prato feito né? Então, como vocês sabem, na maioria das vezes ele leva arroz, feijão, bife, ovo frito e batatas fritas.
Ocorre que eu prefiro trocar as batatas fritas por uma porção de couvinha refogada com bastante alho e cebola. Os PFs dos restaurantes sempre me atraem, não somente pela força sedutora que a dupla arroz/feijão exerce em mim, mas também pela curiosidade que tenho em conhecer a criatividade das pessoas com relação ao PF, pois o arroz feijão sempre está ali (senão não há como chamarmos de PF, ao menos na minha opinião), mas os acompanhamentos é que me chamam a atenção: bife, frango, linguiça, peixe, batatas fritas, couve, farofa, salada de tomates, enfim, são infinitas as possibilidades. Mas, para a minha tristeza, raramente eu encontro um PF que seja tão perfeito quanto nos meus sonhos (ou o feijão está mole demais, ou a batata encharcada de óleo, ou a carne dura), e por este motivo resolvi fazer o meu próprio PF para os momentos em que bate aquela vontade de comer um belo prato de arroz e feijão com bastante “sustancia” como diriam as vovós. Entre os PFs de restaurantes, um dos meus preferidos é o PF do Dadinho, na praia de Maresias, litoral norte de SP. O restaurante é super simples, a refeição é muito barata, mas o feijão que eles fazem, servido com a mais fininha das farinhas de mandioca e uma pimentinha caseira são de matar! Não deixem de experimentar se um dia forem á Maresias, pois o PF é famoso por lá. No caso eu sempre peço o de peixe (peixinho branco empanado acompanhando) ou bife (que quase não cabe no prato). Delícia né? E você, tem o seu PF favorito? Alguns vão dizer que é ridículo passar a receita de um mero PF, mas eu respondo que tenho leitores que não entendem nada de cozinha ainda, estão começando a se aventurar agora com as panelas, e portanto acho importante sim começar pelo arroz com feijão, literalmente.
 
PF do Figos & Funghis
Ingredientes (para 2 pessoas)
1 copo de arroz tipo agulhinha
2 xícaras de feijão jalo (este é o meu preferido, você pode usar outro se quiser)
4 bifes pequenos de filé mignom (pode usar alcatra também, ou contra filé)
1 maço de couve manteiga cortada em tirinhas bem finas
4 ovos
2 cebolas médias picadinhas
4 dentes de alho picadinhos
2 folhas de louro
1 pitada de canela em pó
7 colheres de sopa de óleo vegetal
pimenta-do-reino à gosto
sal à gosto
fiozinho de azeite
 
Modo de Preparo
1 – Arroz: Doure 2 colheres de sopa de cebola e 1 dente de alho picadinho em 2 colheres de sopa de óleo vegetal. Adicione o arroz e frite em fogo alto até que comece a chiar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Então acrescente 3 copos de água fervente, abaixe o fogo e mantenha a panela semi-tampada por aproximadamente 10 minutos, ou até que perceba que a água secou completamente. Desligue a panela e deixe o arroz descansando por 5 minutos com a panela destampada antes de servir. Se alguns grãos ficarem grudadinhos solte-os com um garfo, delicadamente.
 
2 – Feijão: Deixe o feijão de molho por 3 horas. Escorra e coloque em uma panela de pressão com o triplo da quantidade de água (ex. 6 xícaras de água para 2 de feijão). Deixe em fogo alto e quando a panela começar a chiar conte 20 minutos e desligue. Espere sair a pressão e enquanto isso prepare o tempero. Em uma frigideira esquente 2 colheres de sopa de óleo vegetal e doure 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 folhas de louro, 1 pitada de canela em pó, 1 pitada de pimenta-do-reino, sal à gosto. Quando os aromas estiverem se desprendendo acrescente 4 colheres de sopa de feijão cozido com o caldo e amasse-os com um garfo, misturando este purê ao tempero da frigideira. Incorpore este tempero à panela do feijão e continue cozinhando em fogo baixo, com a panela destampada por mais 10 minutos, ou se preferir um caldo mais encorpado deixe até o ponto que desejar, mexendo sempre. Eu prefiro que os grãos de feijão fiquem inteiros, e por isso o caldo não fica tão grosso. Experimente o sal e sirva.
 
3 – Bife: Com o auxílio de um martelo de carne, bata be os bifinhos e deixe-os bem fininhos. Tempere com alho, sal e pimenta. Por fim, regue-os com um fiozinho de azeite e frite-os em uma frigideira anti-aderente até o ponto desejado.
 
4 – Couve: Doure o restante da cebola e do alho em 2 colheres de óleo vegetal. Adicione sal e pimenta. Acrescente a couve em tirinhas e tampe a panela, abafando por 3 minutos. Desligue a panela e reserve até o momento de servir.
 
5 – Ovo Frito: Esquente 1 colher de sopa de óleo vegetal e quando estiver bem quente quebre o ovo e frite-o até o ponto desejado. Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque-o sobre papel absorvente, polvilhe uma pitada de sal e sirva.
 
Prontinho, agora ninguém mais pode dizer que não sabe fazer um PF!!!
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

38 Comentários para “O PF do Figos & Funghis

  1. Eu também adoro um PF.
    Uma época prestei um serviço na região do Paraíso que tinha um boteco mesmo, chamado "A Chapa" que fazia um PF de contra filé aparado que era fantástico!!!!
    Esse seu tem tudo que eu adoro! Tb amo a couve!!!
    Bjs

  2. ah, mas é muito lindo ver que tem gente que se preocupa conosco, os que cozinham "com os pés".
    eu nunca fiz feijão, mas já fiz lentilhas – há pouco tempo, diga-se! mas aprendi a fazer arroz há muito tempo, acho que já domino a arte muito bem, hohoho. :)

    que prato lindo esse seu!
    ;)

  3. Hum…eu amo é esse ovin com essa couve minêra cortada bem finiiinha…=D
    E ovo prá mim tem q ser assim Fah, bem torradinho e não gosto de gema mole…:/
    Agora, desse prato azul e branco (côdiimeutime zeeeiro) eu gosto de qqer jeito…com ou sem pf nele…rs
    sem o bifin claro..:}
    Um bejim amore!

  4. PF essa não sabia lol lol
    Cá também temos um prato parecido e há em todos os restaurantes portugueses: Bitoque.
    Em vez das couvinhas temos batatas fritas e em vez do feijão temos arroz! =D
    adoroooo

  5. Fabi, eu bem q queria esse teu PF, todos os dias da semana! Eu adoro couve, ontem mesmo, fiz feijão branco com costelinha….e a couve estava lá…

    Bjoka, Dani :)

  6. Oi Babette, já me perguntaram isso antes, mas eu não me animo não amiga. Ter restaurante dá muito trabalho, prefiro cozinhar para os amigos, e depois publicar por aqui pra vocês. Obrigada!

    Bá, Ttati e Quéroul, obrigada!

    Vivie, o prato azul é da louça inglesa da minha avó…lindo né?

    Cacauhete, fico lisonjeada com o seu elogio viu querida! Obrigada!

    Argas, Jú e Glau, obrigada pelos coments!

    Dani, está esperando o que pra colocar no blog sua receita de feijão branco com costelinha?

    Bjokas

  7. Oi Fabi, será que eu posso tirar o ovo e o feijão? rsss…gosto não…
    Mas quero ficar com o bife, o arroz, a couve e o lindo prato de porcelana azul!

  8. Oi Rê! Troca o feijão por lentilhas, grão-de-bico ou favas, se gostar é claro. E o ovo você substitui por farofinha, vai ficar muito bom também!

    O prato é meu xodó, é da coleção de louça da vovó.

    Bjinhos

  9. Fabiana, quer me matar não é!!!!
    Adoro um PF,e ainda colocaria umas gotinhas de pimenta… e acho tudo de bom e de bom tom, servir em lindo prato de prcelana Inglesa.

    Os olhos comem primeiro, não é isso, rsrs.

    Aguçou minha fome.
    Beijo.

  10. Guria do céu, tô babando nesse seu prato. Já imaginei aqui trocar esse bife por uma bistequinha e fazer do feijão um tutu… Jesus!
    =D
    Beijos

  11. Fabiana, PF sempre foi o meu forte durante muito tempo, meu pai tinha lanchonete e vendiamos muiiiito, bem desse jeitinho do primeiro prato, era bom demais. Depois quando cresci, comia em um shopping em Campinas, adivinha o que? isso mesmo um PF brasileirinho, so coisas boas e eu adorava a mistura bife, ovo, farofa, batata frita…
    bjão
    Paula

  12. Fabiana, quando pequena meu pai tinha uma lanchonete e o que mais vendiamos e eu adorava era o PF da minha mãe, comida bem caseira, eu adorava,picadinho, ovo frito, batata frita…tudibom
    bjs
    Paula

  13. Menina, eu adoro essa combinação, é tudo de bom! Feijão, arroz, carne e salada, humm! Só nunca tinha visto com ovo, rs. Acho que da prócima vez vou experimentar! Bjs!

  14. Tirando o feijão, que tenho uma incompatibilidade "orgânica", adoro tudo o que tem aí. Meu arroz branco é uma coisa terrível, só o integral sai direito, mas todo o restante, não dispenso, especialmente neste prato lindo!
    beijos

  15. Fabi, que coisa boa! Esse prato é garantia de sucesso entre nós.
    Quando minha filha esteve morando fora e não tinha acesso ao nosso feijão, precisava ver a carinha de felicidade dela comendo feijão com arroz novamente!
    Que bom poder voltar ao blog depois de alguns dias viajando!
    Bom final de semana.

  16. Fabi também adoro um PF que nem o seu assim, não resisto, ai que delicia, me deixou babando aqui! Bjinhos e um ótimo final de semana!

  17. Adoro o teu blog e um PF também, o melhor que já experimentei também foi na praia só que no Rosa em Santa Catarina, com certeza quando for a Maresias a tua dica vai ser minha primeira escolha. Beijos,cris.

  18. Richie, que bom que gostou!

    Oi Tavola, obrigada! Fico feliz que goste daqui!

    Fabiana, Dani Etoile, Paula, Gina, Suely, obrigada pela presença constante!

    Obrigada a todas as outras pelo carinho!

  19. Ah ah ah, PF :)

    Desconhecia a expressão. Mas vou levar comigo. PF você já entrou no meu vocabulário :)

    PF seja BV (bem vindo).
    E um beijo tb pra vc ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *