Mini Polentas Assadas e Recheadas com Cobertura de Gorgonzola

quinta-feira, 11 de março de 2010

Gente, esta receitinha é incrível e pode te salvar nos momentos de muita pressa e pouco tempo. Sabe quando chega aquela visita ou o marido faminto mas você não tem coragem de recorrer ao tradicional omelete ou à velha bruschetta de tomates? (ambos deliciosos, mas é sempre bom inovar). Pois é, para esses momentos esta receitinha vai bem. É tão fácil mas tão fácil e tão EXPRESS, que eu aconselho que você deixe os ingredientes previamente picados e separados para não perder o ponto da polenta. E o sabor, ah o sabor, o sabor é de fato encantador, capaz de seduzir até os mais críticos e de gosto restrito. Anotem aí:
Ingredientes (para 8 mini polentas)
1 e 1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida
1 xícara de caldo de galinha ou de legumes
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho triturados
1/2 xícara de queijo branco picadinho
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
1/2 xícara de queijo gorgonzola ralado grosso
Pimenta à gosto
Sal à gosto
azeite quanto baste para untar as forminhas
Modo de Preparo
Aqueça o caldo de galinha em uma panela em fogo médio e quando ferver acrescente a farinha de milho e mexa vigorosamente para desfazer os grumos. A consistência da polenta deve ser a de um mingau bem grosso e consistente. Se achar necessário adicione mais caldo de galinha. Quando a polenta já estiver bem homogênea desligue-a e acrescente todos os outros ingredientes, com exceção do queijo gorgonzola. Misture bem, unte forminhas individuais com azeite e passe a polenta para forminhas de muffins individuais se tiver, se não use qualquer forma pequena que tenha em casa. Eu usei forminhas de silicone, o que facilitaram muito na hora de desenformar. Leva ao forno em temperatura baixa (200º) por 30 minutos. Desligue, desenforme e imediatamente salpique o queijo gorgonzola ralado por cima de cada polentinha. Sirva acompanhada de uma saladinha simples feita a base dos melhores tomates tipo cereja ou sweet grape orgânicos que puder encontrar, você não vai se arrepender! Quando abrir as polentinhas o queijo branco derretido dentro delas aparecerá para dar o toque final à sua receita.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

33 Comentários para “Mini Polentas Assadas e Recheadas com Cobertura de Gorgonzola

  1. Amo receitas express! Amo polenta! Amo seu blog :)

    Na verdade, o que é que eu não amo?? É tão bom vivenciar tudo isto.

    Brigada pela sugestão rápida.
    Beijinho!

  2. Menina , que receita extraordinária, eu amei, porque gostamos muito de polenta e dessa maneira nunca me passou pela mente em prepara-la. bejinhos

  3. ai, que delicinha.
    eu tenho achado a fofura das fofuras fazer tudo em forminhas… fica delicado, fofo e, no fim, a gente percebe que nem precisa comer 254 colheres de alguma coisa pra se satisfazer…

    deu vontade aqui, só pensando no queijo derretendo e no gorgonza fazendo a alegria da galera!

    =***

  4. Que idéia boa para fazer a polenta, com gorgonzola deve ficar tudo. A foto ficou linda, o vermelhão dos tomatinhos com o amarelo, parabéns!
    bjs

  5. Oi, Fabiana,

    Finalmente pude arranjar um tempinho para vir conhecer o seu blog. E já achei tanta coisa saborosa, que tô indo me incluir entre os seguidores, rsrs.
    Eu sou fã de polenta e uma assim "express" e ainda com dois queijos eu não posso deixar passar.

    Beijinho e boa tarde.

  6. Obrigada a todas pelos comentários. E para aquelas que estão com medo de fazer polenta, vão por mim, não tem erro, é só mexer sem parar e dosar aos poucos o caldo. Fica pronta em minutos quando está na panela. E pode ser servida assim, direto, se não quiser aguardar a etapa do forno.

    Marly, seja bem vinda. Adoro receber novos leitores aqui no blog.

    Bjinhos

  7. Lindas suas polentinhas, e com esse gorgonzola ralado por cima deve ter ficado divino. Adorei a etapa do forno, assim ainda não fiz…testarei.
    BJuss!!!

  8. Fabiana, acabei de conhecer o BLOG! Parabéns! Suas receitas são maravilhosas! E sua gata linda, que raça ela é? muito fofa!
    Já sou seguidora!
    Bjks.
    Mari

  9. Nossa, vim conhecer seu cantinho e fiquei boquiaberta!!! Fotos lindas, receitas inspiradoras, adorei!!!
    Falar em derivados de milho é comigo mesma, gosto de tudo!!! Só não sou muito chegada neste queijo, qual substituto vc sugere??? Bjss

  10. Oi Marianne, obrigada pela visita! Minha gatinha é resultado de uma mistura de persa puro com SRD, que na verdade nós desconfiamos que seja siamês pela cor dela, já que a mãe (que é a persa) é amarela como o Garfield, mas ela saiu bem lindinha né?

    Obrigada a todas as novas visitas: Neireme, Marina, Akemi.

    Akemi, você pode substituir o gorgonzola por qualquer outro queijo de sabor forte e que derreta facilmente, como o gruyere, por exemplo, ou o queijo do reino.

    Bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *