Michuí de Mignom – Cozinha Árabe

terça-feira, 16 de março de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)
Hoje trago pra vocês a receita de mais uma delícia da cozinha árabe: o Michui de Mignom. Trata-se de um espeto de filé mignom com legumes e temperos e feito na brasa ou na grelha. Muito saboroso, colorido, facílimo de fazer e super rápido também. Não tem nenhum segredo mesmo, e se você tiver um grill na sua casa pode fazer nele também que dá certo. Em menos de 5 minutos estarão prontos para serem servidos. A variação desta receita pode ser com filé de peito de frango, que também fica bem gostoso, e nesse caso o nome do prato muda para “Michui de Frango”. É sucesso garantido, e sendo o filé mignom uma carne magra, a receita torna-se light se você trocar o azeite por apenas umas gotinhas de óleo vegetal. 
Michui de Filé Mignom
(rende 16 porções)
 
Ingredientes
800g de filé mignom limpo cortado em cubos médios
1 pimentão vermelho grande sem sementes cortado em cubos grandes
2 tomates sem sementes cortados em cubos grandes
3 cebolas pequenas cortadas em 4 partes
3 colheres de sopa de vinho branco seco
suco de 1/2 limão tahiti
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 pitada de piemnta calabresa desidratada
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de salsa picada bem miúda
16 palitos de churrasco ou de bambú para montagem
(Foto: Juliana Pinfildi)
Modo de Preparo
Em uma tigela grande junte todos os ingredientes do michuí e faça uma marinada rápida de 10 minutos, na geladeira, coberto por um filme plástico. Passado este tempo, aqueça bem uma grelha no máximo e inicie o preparo dos espetos. Intercale pedaços de carne com cubos de tomate, pimentão e cebola, procurando sempre deixar a carne em contato direto com um dos legumes (dentro da conchinha formada pelo pedaço da cebola, por exemplo – veja imagem 2). Lembre-se de deixar espaço para manusear os palitinhos enquanto estiverem na grelha. Uma vez preparados todos os espetos, coloque-os na grelha regando aos poucos com o molho da marinada. Grelhe 2 minutos de um lado, vire e grelhe mais 2 minutos do outro lado. O ponto ideal é quando os legumes estiverem chamuscados e a carne douradinha. Sriva ainda bem quente acompanhado de molhos, pastas, coalhada seca, pão sírio, arroz e salada.
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

23 Comentários para “Michuí de Mignom – Cozinha Árabe

  1. …esse título é praticamente um trávaáslíngua fia…:D
    Mas a marinada deve ser o segredin da receita, né?!
    Que idéia diferente, colorida e apetitosa Fah!
    E Jujuh caprichou prá isso tudin aparecê mió prá nóis…eu gostei!
    Um bejim procês, viu?!

  2. Hummmm….adorei a receita, e o mais interessante, é poder conhecer a culinaria de outros países também.
    Eu faço mini espeto, e sempre faço empanado,mas vou anotar a sua que é mais light.
    bjs

  3. Tatiana, me remeteu a um tempo distante, quando nós seis irmãos, sentávamos ao redor de uma mesa bem grande, e minha mãe fazia esses espetados e meu pai contava os "causos".
    Que saudade….

    Estão lindos e apetitosos !

    Até.

  4. Nossa estes espetos REALMENTE são de "lamber os beiços", parecem simples mas na hora de comer nos deparamos com um sabor indescritível!!! Façam, presenciei e são mto fáceis e práticos de fazer. Rapidinho pra fazer e pra acabar…rsrsrs. Recomendo!!!
    Bjos, Juli.

  5. Dos comentários anteriores, creio que ninguém chegou a experimentar fazer os espetos. Eu fiz primeiramente os de carne, e realmente a receita foi certeira. Já para os espetos de frango, sugiro triplicar a quantidade da receita, visto que o frango precisa ser mais “molhadinho” senão resseca muito rápido. Outra tentativa é deixar os ingredientes do espeto de frango mais tempo na marinada – ainda não repeti para saber se fica mais temperadinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *