Eu tuito, ele tuita, nós tuitamos – saiba como!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Sou usuária do Twitter já há algum tempo, e muitos amigos meus têm interesse em ingressar nesta famosa rede social que está se tornando cada dia mais um fenômeno da internet. Mas ao mesmo tempo muitos deles ficam só na vontade porque o twitter não vem com manual de instruções e à primeira vista é complicado de usá-lo pois você não tem muita noção se está escrevendo para quem ou se todas as suas postagens estão sendo lidas por todos ou se estão indo para uma pessoa direcionada.
Portanto, atendendo a pedidos de amigos e de leitores que enviaram e-mails pedindo meu auxílio para utilizar esta ferramenta – o twitter – resolvi fazer este post específico para dar umas dicas para os iniciantes. Quero deixar claro que não sou também nenhuma PHD em twitter, mas já consigo me virar bem por lá. Vamos combinar assim, vou colocar neste post as dicas mais importantes que eu me lembrar agora, e quem quiser vai enviando perguntas e mais dicas e eu vou fazendo um update do post, combinado? Então vamos lá:
1º passo – Se inscrevendo no Twitter: Abra na página inicial do Twitter (http://www.twitter.com/) e clique no “botão” SIGN UP NOW para fazer seu cadastro. Este cadastro é bem simples, tem apenas uma página, não é cheio de questionários como o Orkut por exemplo. Enquanto estiver preenchendo seus dados o twitter fará automaticamente uma busca e verá se já não existe alguém usando o mesmo nome que você pretende usar e o mesmo e-mail. Depois de preencher seus dados clique em “Create my account” e passe para as estapas seguintes.
Dica importante: Se você não entende nada em inglês utilize o tradutor do seu navegador e traduza para o português, a tradução não é perfeita, mas quebra um galho com certeza.
2º passo – Personalizando seu twitter: Entre na aba denominada “settings” e depois em “Profile” ou perfil, e baixe uma foto para o seu perfil, escolha um nome que aparecerá para o seu twitter, sua localização, sua página na web (se tiver uma) e o seu “Bio” que deverá conter uma descrição de quem você é ou faz. Se não quiser colocar nada não ponha. Salve suas configurações de perfil e passe para o design da sua página do twitter. Aqui você também consegue deixar seu perfil bloqueado, desta forma apenas quem você permitir será seu seguidor. Portanto, cada vez que alguém quiser ser seu seguidor você receberá um pedido de autorização para isso, e se quiser negar a escolha é sua.
3º passo – Criando um design do seu jeito: Já na parte de “Design” do seu twitter, ainda dentro da aba “settings”, você deverá escolher um tema para o plano de fundo da sua tela, eu escolhi fotos de figos assados, por exemplo, diretamente do meu arquivo de imagens do meu computador, mas você pode escolher simplesmente um dos temas padrão sugeridos pelo twitter, ou baixar diretamente do seu arquivo de imagens uma foto sua ou uma outra imagem de que goste.
Importante: Clicando em “Change background image” você troca o plano de fundo, e clicando em “Change Design Colors” você poderá trocar as cores do seu twitter, inclusive das letras.
4º passo – Encontrando seus amigos: No alto do seu navegador da página do twitter, à direita, existe a opção “Find People”, e clicando ali você pode digitar o nome ou, se já souber, o username dos seus amigos – sempre sem acento – e encontrá-los em uma lista (como na imagem abaixo). Encontrando a pessoa que procura, clique no desenho de uma pessoa com o sinal de + na frente e automaticamente você a estará seguindo e receberá tudo o que ela escrever publicamente no twitter. Sempre que alguém começar a te seguir você poderá conferir em “followers” e seguir esta pessoa de volta (isso é considerado educado na cartilha de etiqueta do twitter) clicando no sinalzinho de + que vai estar ao lado do nome dele.
5º passo – Escrevendo no twitter: A primeira coisa que você precisa saber é que tudo o que você escrever na sua “home” do twitter será publico, ou seja, todos que te seguem ou todos que te encontrarem no twitter vão poder ler o que você já escreveu anteriormente. Quando você quiser escrever algo público, mas direcionado a alguém em especial (e assim a pessoa saberá que é pra ela e poderá te responder em especial também) você deverá antes da frase colocar o username dela, como por exemplo: @figosefunghis
Agora, se você quiser dizer bom dia à todos os seus seguidores, por exemplo, não precisa colocar o username, uma vez publicado todos receberão sua mensagem. Sempre que você escrever algo suas frases não poderão passar de 140 caracteres e ao acabar de escrever sua frase você deve clicar em update, logo abaixo da caixa do texto.
6º passo – Respondendo para alguém específico: Sempre que você receber uma mensagem de alguém, sendo ela direta pra você (você perceberá porque a pessoa terá publicado a frase com o @seuusername na frente do texto) ou não, mas você achou bacana e quer responder em especial para esta pessoa, você vai ao lado da frase dela e clica em “REPLY” e automaticamente ao escrever algo na sua caixa de texto a mensagem será pública, mas será direcionada em especial àquela pessoa que você pretendeu responder.
7º passo – Identificando seus seguidores e quem você segue: Logo abaixo do seu username na sua página inicial “home” do twitter terá a quantidade de postagens que você já fez e abaixo o número de pessoas que você segue (Following) e o número de pessoas que estão te seguindo (Followers), clicando ali você poderá conferir a lista dos seus seguidores e também a lista de quem vcoê segue, nome por nome. Na página dos seus amigos você também poderá abrir as listas dele e passar a seguir pessoas a partir da lista dele, fazendo a mesma coisa que você fez no “Find People”.
8º passo – Enviando uma mensagem pessoal e privada: Na barra lateral da direita da sua página inicial do twitter você verá uma lista, entre essa lista terá a opção “Direct Messages”. Clicando ali você poderá escolher alguém da sua lista logo acima da caixa de texto na opção “Send_______ a direct message”, e ao escrever o texto somente esta pessoa receberá sua mensagem e poderá respondê-la, se quiser. Esta mensagem será privada, e não será exposta na sua página de postagens públicas. Sempre dê uma olhadinha nas suas direct messages para ver se alguém te escreveu em caráter privado, e se quiser responda (é de bom tom responder).
Bom, acho que por enquanto é isso, e depois disso existem outros passos para quando você já tiver iniciado e fica para uma próxima postagem, ok?
Caso tenham dúvidas as respeito deste post fiquem à vontade para comentá-las aqui ou enviem e-mail para figosefunghis@terra.com.br e sempre que possível eu responderei.
Existem blogs específicos sobre tutoriais e ajuda para iniciantes no twitter, como por exemplo o Dicas Blogger, que é o meu preferido, da Juliana Andrade. Vale à pena conferir.
Boa sorte à todos e bom ingresso no Twitter!
Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Eu tuito, ele tuita, nós tuitamos – saiba como!

  1. Muito bom o POST!!!
    Fabi, eu ficava muito tempo no twitter mas cansei.
    Primeiro porque estou numa correria danada, indo 3x no dia ver a obra da minha casa (se ficar 2 horas fora eles fazem "caca", mas o real motivo que me afastou um pouco do twitter foi a guerra de "egos" da comunidade de gastronomia. Ando sem paciência para gastro-chatos.
    Dei um tempo, mas logo eu volto!
    De qualquer maneira é uma ferramenta indispensável para fazer bons contatos!
    Bjs

  2. Fabi se acredita que não participo do Twitter, pq acho que não darei conta, meu blog já anda meio abandonadinho! Mais adorei o post, bem esclarecedor! Bjinhos

  3. Fabiana, adoro essas coisas pena que não tenho tido muito, até ja me inscrevi, não acessei até hoje mas não desisti, adorei seu explicativo, agora ja sei onde procurar,
    bjs
    Paula

  4. JÁ TENHO O TWITTER MAS NUNCA MEXO ACHO QUE Ñ SEI MUITO BEM ,MAS AGORA VOU ARRISCAR DE NOVO!DEPOIS DESSA EXPLICAÇÃO TUDO TEM QUE DAR CERTO!

  5. fabiana, vc não acredita, me inscrevi ontem, mas achei tão complicado que desencanei!!!
    Agora com seu post do lado vou tentar de novo.
    Obrigadinha,
    Dani

  6. Oi Tati, realmente isso as vezes acontece, é chatinho por esse lado mesmo, mas é só ignorar e tocar pra frente.

    Paula Pacheco, Eliana Pessoa, Cristina, Cacahuete, Dani Etoile, Dani, espero que eu tenha ajudado vocês! Qualquer dúvida coloquem aqui e eu respondo.

    Oi Pipoka, vou te add por lá também!

    Richie, volta sim, apesar de alguns pesares continua sendo muito bom como ferramenta de contatos em certas áreas de interesse, como a gastronomia, por exemplo. Eu apoio sua volta!

    Bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *