Calzone de Escarola, Cogumelo e Pimentão

segunda-feira, 15 de março de 2010

Não tem aqueles dias que temos vontade de comer algo deliciosamente quentinho, reconfortante, mas que ao mesmo tempo não exija uma mesa posta e talheres? Quando tudo o que queremos é uma deliciosa comidinha para se comer com as mãos? Pois é, nesses dias uma das coisas que me deixam mais feliz é o CALZONE!
Hummm, que delícia que é morder um belo calzone e sentir a massa macia, o aroma perfumado do recheio de verduras e o queijinho derretendo…calzone me deixa sempre muito feliz! Fazia tempo que eu estava querendo testar a receita rápida de massa de pizza do Jamie Oliver. A receita é do Livro “A Itália de Jamie”, que foi um dos primeiros livros que eu comprei dele, logo que foi lançado em português. Amei tanto o livro que hoje tenho quase todos os livros dele, até o último lançamento (aqui no Brasil) “AMERICA”, ainda sem tradução para o português, que ganhei do love no Natal, cheio de receitas igualmente maravilhosas. Alguns torcem o nariz para este que, na minha opinião é um grande chef, pois acham que ele faz tudo de forma desajeitada, praticamente “atirando” os ingredientes dentro da panela, o que pode ter uma porção de verdade, já que ele de fato não faz nenhuma cerimônia para cozinhar. Mas isso certamente se deve ao fato de que cozinhar é natural pra ele, e somente quem nasceu para esta arte e nutre amor pelas panelas é que julga que cozinhar não necessita de grandes rituais, apenas de uma boa dose de criatividade, ousadia, somado a um tanto de conservadorismo e respeito (para preservar as receitas clássicas, as regionais e também a da “vovó”) sem se esquecer do ingrediente principal: MUITO AMOR! E, sendo assim, com amor, deixo pra vocês a receita do calzone, feito com a receita da massa de pizza de Jamie Oliver, quase nada adaptada. Inclusive, você poderá usá-la para fazer pizza, se preferir. Vale à pena trabalhar o braço nela, garanto! 
Calzone de Escarola, Cogumelo e Pimentão Vermelho
(levemente adaptada do livro Jamie’s Italy)
rende 4 calzones de tamanho médio ou 4 pizzas médias
Ingredientes
400g de farinha de trigo especial
70g de semolina
1/2 colher de sopa de sal
8g de fermento ativo seco instantâneo (aquele de saquinho)
1/2 colher de sopa de açúcar
1 xícara de 1/4 de água filtrada
Para o recheio
1 maço de escarola lavada e picada
1 cebola grande fatiada
1 pimentão vermelho médio sem pele e sem sementes, picado
1 xícara de cogumelos paris lavados e laminados
3 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço e picadas
1 fio de azeite
pimenta a gosto
sal a gosto
fatias de queijo mussarela
Preparo: Refogue todos os ingredientes no azeite até a escarola murchar. Desligue e reserve.
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, a semolina e o sal. Faça um buraco no meio e adicione o fermento dentro dele, juntamente com o açúcar e a água. Com a ponta de um garfo misture delicadamente este centro e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, torne a misturar tudo com um garfo, trazendo devagar a farinha das bordas para dentro do buraco, até que a massa fique mais encorpada. Vire tudo em uma bancada de pedra e sove por 10 minutos, ou até que a massa fique macia e elástica. Polvilhe farinha na bola grande de massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente. Após esse tempo, divida a bola de massa em 4 e abra com um rolo de massa círculos de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro. Distribua o recheio pronto sobre uma das metades da massa, cubra com o queijo, regue com azeite e feche-a em meia-lua. Dobre e aperte a borda com as pontas dos dedos para vedar a massa e evitar que se abra quando estiver no forno. Faça pequenos cortes na superfície dos calzones para que saia o ar que ficou lá dentro quando você fechou. A idéia é que fiquem bem murchinhos também, e não estufados. Regue todos os calzones com um fio de azeite, polvilhe farinha por cima e leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima por 15 minutos. Forre a assadeira com papel manteiga untado para evitar que a parte de baixo da massa queime, já que o forno estará bem quente. Ao final desse tempo, desligue o forno e deixe os calzones descansando por 5 minutos antes de servir. Regue com um fio de azeite e sirva.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

27 Comentários para “Calzone de Escarola, Cogumelo e Pimentão

  1. eu fico toda empolgada com receitas de massa – pizza, calzone, focaccia, macarrão…
    mas aí eu lembro do infernal pau de macarrão/rolo maldito e já fico toda assim…

    mas ficou tão bonita sua massa que me dá muita vontade de fazer sim.
    nham nham.

    =*

  2. Eu tambem adoro o Jamei Oliver. E uso uma adaptacao da receita dele para fazer pizza, que em breve colocarei no meu blog. Este calzone ficou maravilhoso. Fiquei logo com vontade de provar.

    Beijinhos

  3. Gosto do Jamie mas algumas receitas deles não são nada fáceis de fazer porque pedem ingredientes que aqui não consigo encontrar. Esta calzone tem bom aspecto, eu teria que substituir a escarola porque aqui não encontro :)

  4. Eu adoro calzone e esse ficou com um aspecto tentador. Quanto às críticas ao Jamie, decorrem do fato de a Inglaterra (até bem pouco tempo atrás) ter tido a fama de país de comida ruim. De repente vem um jovem (ambicioso) e se lança como o Chef do momento (e não veio sozinho, mas, digamos, com a Nigella, rsrs). Imagine o que isso não faz com a cabeça de um chef francês, da velha escola! Eu não tenho nada contra o Jamie, ao contrário, tanto que tenho um livro dele. Mas o contexto é esse.

    Beijão e boa semana.

  5. Calzone me lembra um episódio do Seinfeld, não consigo mais dissociar. Vou anotar a receita e assim que voltar a encontrar cogumelos frescos e baratinhos vou experimentar, com certeza!
    bjs

  6. Quérol, na Doural eles tem pra vender um rolo de macarrão/massa, de silicone que é muito maleável e fácil de mexer. Por ser pesado ele facilita o trabalho.

    Ameixinha, tente substituir a escarola por espinafre ou por folhas de catalonha, imagino que fique bem gostoso também.

    Tati, os cogumelos usados nesta receita eu comprei no Hortifruti de Santo Amaro por módicos R$ 2,80!! a bandejinha toda!

    Bjinhos

  7. Fabiana, também gosto do estilo descontraído do Jamie, porque sou assim também! E, de facto, a comida fica boa se for feita com amor, nota-se bem a diferença. Excelente esse calzone, lindo!!!
    Bjs e boa semana!
    Madalena

  8. Ficou lindo o Calzone, Fá! Esse livro do Jamie é espetacular, gosto muito!
    E o recheio… Escarola com cogumelos deve ficar bem gostoso!
    Beijinhos!

  9. Oi, oi.

    Obrigada por teres passado no meu blog, e obrigada pelos elogios a ele.

    Mas olha que o teu bate e muito o meu aos pontos ;)

    Ja adicionei aos meus favoritos do blog, vais estar la sempre que actualizares ehehehe e ja te estou igualmente a seguir.

    Beijocas grandes!!!

  10. É isso aí Fabiana,
    muito Amor na hora de confeccionar é imprescindivel.

    Por isso é que eu não gosto de cozinhar por obrigação. Simplesmente para retirar a fome do dia a dia não dá prazer cozinhar. Opto muito por sopa ao jantar e com tempo dedico-me a comidinhas bonitas como essa fantástica calzone publicada por vc.

    Babei só de olhar! Cresceu água na minha boca. Beijinhos.

  11. Que receita maravilhosa!
    Adoro escarola em recheio de massa.
    Mas, acredite, eu nunca encontrei escarola para comprar aqui na cidade onde moro. Vivo procurando.
    Quando viajo para Campinas, aproveito para comer pastel, empada, torta…tudo de escarola!

    Bjocas,
    Ale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *