Bolo Cremoso de Chocolate com Cobertura de Ganache, Pistache e Passas

terça-feira, 02 de março de 2010

Gente, fiz este bolinho delicioso para presentear a minha querida irmã neste domingo. É muito fácil de fazer, de verdade! Também é super rápido, não requer o uso de batedeira e tampouco muitos ingredientes. É a típica receita que vai te salvar quando chegar alguma visita de surpresa na sua casa. O bolo fica com uma casquinha de massa na base e com o centro bem molhadinho, fica parecendo até com a consistência de um bolo sem farinha, meio bolo, meio brownie, um espetáculo mesmo!
A cobertura você inventa usando a criatividade e os ingredientes de que mais gosta. Nesta eu usei um gana de chocolate, pistaches e uvas passas brancas. Sobre o Ganache: Ganache é um termo francês que refere uma mistura lisa do chocolate e do creme pesado – o famoso heavy cream das receitas em inglês – (Normalmente substituído pelo creme de leite). As origens do ganache são discutíveis mas acredita-se ter sido inventado em torno de 1850. Alguns dizem que originaram na Suíça, onde foram usadas como uma base para trufas. Outros dizem que foi inventada em Paris no Patisserie Siravdin. Enquanto a sua origem é discutida lá e cá, nós aqui vamos nos deliciando com esta maravilha, uma cobertura perfeita para bolos, deixando-os brilhantes e lindos! Quer anotar a receita?
Ingredientes (rende 8 pedaços grandes e altos como o da foto)
100g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1 xícara de açúcar de confeiteiro (se não tiver utilize o comum)
3 ovos inteiros (em temperatura ambiente)
2 xícaras de chocolate em pó sem açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 e1/2 xícara de leite
Para a Cobertura (ganache)
300g de chocolate ao leite derretido em banho maria
3 colheres de sopa de creme de leite em lata
4 colheres de sopa de pistaches sem sal e sem casca
4 colheres de sopa de uvas passas brancas
Modo de Preparo
P´re-aqueça o forno em 180° por 10/15 minutos. Em uma tigela grande e com a ajuda de um fouet misture a farinha, o chocolate em pó e o açúcar e misture muito bem até incorporar. Junte o fermento e continue misturando. Acrescente o leite, a manteiga e os ovos e bata muito bem com o fouet, até formar uma massa lisa e homogênea. Unte uma forma quadrada de 25cm mais ou menos com manteiga sem sal e enfarinhe. Despeje a massa do bolo sobre ela e asse em forno baixo (180°) por aproximadamente 50 minutos. Não abra o forno durante o tempo do cozimento. Desligue o forno e reserve. Faça a cobertura derretendo o chocolate em banho maria (eu usei chocolate aerado) e assim que estiver totalmente derretido junte 3 colheres de sopa generosas de creme de leite e misture bem, vigorosamente. Retire o bolo do forno e espalhe a ganache ainda quente sobre ele. Enfeite com pistaches sem sal e sem casca inteiros e uvas passas brancas. Se preferir troque os ingredientes da cobertura a seu gosto. Sirva quente ou frio. Se servir quente fica muito gostoso com sorvete de creme, assim como fazemos com os brownies.
Dica: Eu sempre peneiro todos os ingredientes secos quando preparo um bolo, este procedimento evita que eventuais impurezas contidas na farinha de trigo ou no açúcar e também no fermento possam ir para a massa do bolo. Além disso, a massa fica mais leve, mais fofinha.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

29 Comentários para “Bolo Cremoso de Chocolate com Cobertura de Ganache, Pistache e Passas

  1. Fabiana, se a minha courgette/abobrinha é maldade, o que se poderá então dizer desse bolo?? :)) Isto sim, é maldade pura… mas eu gosto! Essa cobertura está belíssima, a achei mto original decorar com os pistachios, deve ficar excelente essa combinação com o chocolate. Já engordei…

    bjs

  2. Eu também acho que engordei só de olhar, comi vários pedaços na minha imaginação… Amei a textura, a cobertura, com os pistaches devem ficar maravilhosas!
    Bjo

  3. Oiiiiiiii
    Nossa que bolo lindoooo…
    Nesse friozinho que tá então com um cafezinho quentinho…
    Juro pra vc que seu eu pudesse mordia a tela do computador!!!
    Deliciosa receita!!!
    Com certeza vai pro meu livrinho!!!
    Bjocas

  4. Hummm, que incrível esse bolo, Fá!!!!
    Com cobertura de ganache e pistache então…sensacional!!!
    Lindo, lindo, lindo!
    Beijinhos!

  5. Mah q sortuda sua mana, hein?!
    Bolinho? Isso é uma refeição fia…lindo e delicioso!
    E com tamanho carinho não tem melhor!
    Um bejim pra sua maninha e prá vc, viu?!
    da Vinni

  6. Fabiiiiiiiiiiiiiii… Meu Deus que perdição, vou levar a receita, que loucura! Tem um selinho no meu blog, dedico a vc, espero que goste! Bjinhos

  7. Hum … o seu bolo deu água na boca tb!
    Pudim de claras metes mesmo à infancia! à minha também!
    estou seguindo e coloquei link, tá?
    beijos

  8. Uau… este não dava para deixar passar sem comentário… fala sério! Eu nunca fiz uma receita de bolo de chocolate que realmente me agradasse. Esta é séria candidata, vai pra lista :-)Tô testando hoje um bolo de chocolate do Pierra Hermé para o aniversário do meu marido… veremos… se der certo, ponho no blog. Beijos Fabi!

  9. Chamamos a isso aqui com essa textura, brownies. E eu adoro-os só que não posso deixar a minha mente controlar o meu corpo e comer pois vai engordar né?….mas uma dentadinha dava sim…hehe jinhos doces xxx

  10. Obrigada pelos comentários! Adoro quando vocês gostam da receita.

    Quéroul, eu nunca testei usar achocolatados com açúcar nesta receita especificamente, mas tenho quase certeza que diminuindo o açúcar vai dar certo sim, para um momento de desespero talvez atenda sua pretensão! Seja bem vinda aos comentários do blog!

    Bjinhos

  11. Pingback: Bolo de chocolate, ganache e castanhas do pará de aniversário | receitaquedeucerto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *