Salada de Quinoa com Vinagrete de Couve-flor

quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Semana passada ganhei da minha mãe uma caixinha de quinoa boliviana do tipo mix orgânica. Para quem ainda não conhece, a quinoa é uma planta nativa da Colômbia, Perú e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem andino. A Quinoa é conhecida como o Grão de Ouro dos Incas ou o Grão Mãe, e é indicada pela FAO como o alimento perfeito para o corpo humano devido às suas magníficas características nutricionais, tais como: aminoácidos essenciais e proteínas de alta qualidade. É ainda rica em vitaminas, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e é livre de Glúten.  
O que eu mais estou acostumada a comer com quinoa é salada, e como está bem quente resolvi fazer esta saladinha bem refrescante. Facílima de fazer. O único ponto negativo da quinoa fica por conta do preço. Por não ser importada em grande escala e não ser comum o seu cultivo no Brasil a quinoa tem um custo relativamente alto. Mas vale à pena.
Ingredientes: (Para duas porções)
1/2 xícara de quinoa (branca ou mix, usei a mix)
5 flores grandes de couve-flor lavadas
1 tomate bem firme
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de alcaparras lavadas
1 colher de sopa de vinagre (usei vinagre de mel)
suco de 1 limão
folhas de hortelã picadas
fio de azeite
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
Modo de Preparo: Cozinhe a quinoa em uma panela com o dobro de água da quantidade utilizada. Cozinhe até que a quinoa amoleça, se precisar acrescente mais água até o final do cozimento (leva aproximadamente 20 minutos em fogo médio). Assim que a água secar e a quinoa estiver mole, desligue o fogo e deixe esfriando. Cozinhe a couve-flor em água fervente por alguns minutos até chegar no ponto al dente, então retire-a da água fervente e mergulhe em uma tigela com água e cubos de gelo (Este método serve para cessar o cozimento do vegetal após retirá-lo do fogo, dando uma espécie de choque térmico, mantendo desta forma sua textura e cor mais viva). Deixe por 3 minutos, retire, separe as flores e misture à cebola cortada em meia-lua o mais fino que conseguir, e aos tomates cortados em cubos. Tempere com o vinagre, o azeite, a hortelã, as alcaparras lavadas, o suco de limão, a pimenta e o sal. Sirva com carnes grelhadas ou quiches, tortas.
Ótima opção para uma alimentação mais saudável!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Salada de Quinoa com Vinagrete de Couve-flor

  1. Esses dias fui com o meu mozi no Porcão e vi uma salada como essa… fiquei me perguntando como será q faz???
    agora eu já sei!!!!

    Tô te seguindo no twitter

    beijos

  2. O prato ficou fantastico. Ainda nunca provei quinoa, apesar de ser bastante facil e acessivel encontra-la a venda nos supermercados por ca.

    Beijinhos

  3. Fabi eu gosto de comer couve-flor de dois jeitos: gratinada ou cozida com vinagrete por cima. Nunca experimentei com a Quinoa, mas deve ficar uma delícia! Além de super saudável!
    Vou provar!
    Bjs

  4. Fabiana, eu nunca provei quinoa. Aliás, apenas conheço através de vocês, pelos blogs. Será que eu encontro aqui??? Acho super difícil, mas vou tentar. Senão, peço pra mãe mandar do Brasil pra cá. É o jeito! Temos de 'contrabandear' muita coisa, minha querida!!!
    Adorei a foto, deu vontade de experimentar!
    :o)

  5. Eu compro uma da caixinha e faço vitamina, será que é a mesma?
    Fiquei na dúvida…:/
    Pq essa salada está chamando meu nome…ainda mais com alcaparras..:)
    Vou tentar descobrir se é a mesma…
    Um bejim,
    da Vinni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *