Salada Colorida de Lentilhas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quem acompanha o blog já sabe do meu amor pelos grãos, cereais, leguminosas e afins. Uma das minhas paixões é a lentilha, tão redondinha, tão coloridinha e quando cozida nos proporciona a sensação de saborear cápsulas de um verdadeiro purê: crocantes por fora e cremosas por dentro. Amo! Na verdade eu ia chamar esta salada de Salada de Lentilhas com Abobrinha e Castanha, mas o resultrado ficou tão colorido que eu não tive coragem de não lhe dar o nome que pedia: salada colorida!
Se você é daqueles que ainda torce o nariz para grãos e cia perca o medo e arrisque-se, pois eles aceitam inúmeras combinações e podem ser as estrelas de receitas frias ou quentes, além dos diversos benefícios que esse tipo de alimento traz à nossa saúde. As lentilhas são legumes que crescem em vagens que contêm uma ou duas sementes. Ao compará-las a outros tipos de feijões secos, as lentilhas são fáceis e rápidas de preparar, não precisam ser lavadas antecipadamente, e ficam prontas em 20 a 30 minutos de cozimento, absorvendo facilmente os sabores. Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na prevenção do aumento e na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial). Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. No entanto, as lentilhas contêm somente um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas. (Fonte de pesquisa: www.magraemergente.com) Aliás, quem tiver interesse no mundo das dietas este site é bem gostosinho para uma consulta rápida, além de eu ter achado o nome dele super original. Fica a dica. Vamos à receita?
Ingredientes (para 3 porções)
250g de lentilhas amarelas (é a mais comum, mas você pode usar outra qualidade se preferir)
1 abobrinha italiana fatiada em lâminas finas
1/2 pimentão vermelho sem pele e sem sementes
3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
2 colheres de sopa de castanha-do-pará em lascas
1 colher de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de cebolinha fresca picada (inclusive a parte branca)
1 dente de alho amassado
suco de 1/2 limão tahiti
1 colher de sopa de suco de laranja lima
1 cubo de caldo de legumes (ou 1 litro de caldo de legumes)
1 litro de água para cozinhar as lentilhas (se estiver usando o caldo de legumes em cubo)
sal a gosto
pimenta a gosto
3 colheres de sopa de azeite
1 fio de óleo de girassol
Modo de preparo
Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue a abobrinha fatiada durante 4 minutos. Tampe a frigideira algumas vezes para saltear as abobrinhas e cozinhar uniformemente. Tempere com uma pitada de sal. Desligue e reserve. Queime o pimentão na chama do fogão até o ponto de soltar a pele. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira, esfregue o plástico no pimentão para sair toda a pele (se sobrar excesso retire em água corrente). Abra o pimentão, corte-o na metade, retire as sementes e membranas internas e pique em tirinhas bem finas. Reserve. Em uma panela refogue o dente de alho em um fiozinho de óleo de girassol. Junte a lentilha e refogue por 1 minuto. Acrescente a água e o caldo de legumes e cozinhe a lentilha em fogo médio por aproximadamente 30 minutos. (veja que ponto de cozimento você prefere, eu gosto das lentilhas al dente e por isso assim que percebo que elas estão macias por dentro eu tiro do fogo e escorro) Se necessário acrescente mais água e conforme a água for secando acrescente mais até chegar no ponto de cozimento desejado. Ao final do cozimento dose o sal, desligue o fogo, escorra a lentilha se necessário, e coloque em um recipiente para esfriar. Quando a lentilha estiver fria misture-a com a abobrinha cozida, o pimentão picado, as azeitonas e tempere com os sucos de limão, laranja, sal, pimenta, salsa e cebolinha. Finalize com lascas de castanha e sirva. É uma delícia!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Salada Colorida de Lentilhas

  1. Acho que esta salada tambem podia ser chamada de salada maravilha, so leva ingredientes maravilhosos e super bons para a saude.

    Beijinhos

    P.S. Sempre com dicas e ideias fantasticas.

  2. oi Fabiana!!
    já vi sua visita no meu canto então resolvi conhecer o teu, muito gostossooooo!! já estou te seguindo viu uma delicia tudo por aqui!!
    grande beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *