Fritata Light de Queijo Branco e Azeitonas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A fritata nada mais é que uma omelete feita em duas etapas, sendo a primeira parte no fogo, em frigideira, e a segudna etapa no forno. Apesar de ter duas etapas de preparo a fritata não é nada complicada de fazer, e além de tudo, dependendo de como for feita pode ser bem light!!! Serve também para aqueles dias de muita preguiça em que não pretendemos cozinhar nada demorado, porque apesar de exigir atenção durante todo o tempo de preparo é bem rapidinho de fazer, basta se organizar e já deixar o forno pré-aquecido enquanto a fritata estiver no fogo. Então você pode colocar a sua critividade para funcionar e trocar este recheio por qualquer outro de sua preferência. E por que esta é light? Porque como eu utilizei uma frigideira antiaderente, a receita não leva nenhum tipo de óleo, nem manteiga, nem azeite, nem farinha, nem fermento…enfim, é só ovinho e queijo magro com azeitonas. Quer anotar?
Ingredientes: (para duas fritatas pequenas)
3 ovos grandes
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
6 colheres de sopa de queijo branco cortado em cubinhos bem pequenos
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
Preparo: Pré-aqueça o forno em 200° por 10 minutos. Em uma tigela bata os ovos com o sal e a pimenta delicadamente, evitando que se forme aquela espuma tradicional das omeletes. Despeje os ovos em uma frigideira antiaderente e cozinhe por 3 minutos em fogo baixo, sempre levantando delicadamente as bordas e inclinando a frigideira para que os ovos ainda líquidos do centro escorram para as bordas e para a parte de baixo da fritata. Enquanto a parte de cima ainda estiver mole cubra a fritata com o queijo picado e as azeitonas. Retire a frigideira do fogo e leve-a ao forno (se o seu forno tiver o dourador, use-o porque o efeito será ainda melhor) por 3 minutos apenas, ou até que perceba que o queijo está levemente dourado e os ovos firmes. Retire do forno e salpique salsa fresca antes de servir.
Dica: Certifique-se de que a sua frigideira pode ser levada ao forno.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Fritata Light de Queijo Branco e Azeitonas

  1. Adorei a ideia, nem sabia que era assim que se fazia a fritata. O único problema é que não me parece ter alguma frigideira de ir ao forno, mas gostei muito dessa preparação. E o meu forno tem grill, preciso aproveitar. Adoro este tipo de comida em que podemos sempre variar os ingredientes.

    bjs

  2. Em Portugal fritada tem um significado diferente, geralmente é carne previamente temperada que depois é frita em azeite e alho.
    Não conhecia a omelete assim feita na frigideira e depois levada ao forno, parece-me deliciosa!

    Obrigado pela receita.

  3. Oi Fabiana parabéns pelo blog! Suas receitas são ótimas. Sempre faço fritada e como tenho filhos pequenos acrescento legumes. O de espinafre com batatas cozidas, peito de peru e queijo faz o maior sucesso aquí em casa.

    Abç

    Caliê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *