Farofinha de Carne Desfiada

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Esta farofinha de carne desfiada é um acompanhamento super simples, muito fácil de fazer e ultra rápido também. É o tipo de receita que combina perfeitamente com o arroz feijão de todo dia, e ainda é anti desperdício pois você pode usar aquela carne de panela que fez no dia anterior na farofa, e assim nada de comida vai parar no lixo. A receita é da Suzy, a cozinheira de mão cheia da minha sogra. Nunca falei da Suzy aqui, mas ela faz comidas deliciosas, daquelas que tornam qualquer trivial em uma refeição muito especial. Aos poucos vou postando as delícias que a Suzy faz aqui no blog, prometo. Então vamos à receita:
Ingredientes:
500g de coxão mole ou alcatra em cubos grandes cozida na pressão
2 xícaras de farinha de mandioca fina
1 cebola grande picadinha
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de salsinha picada
sal a gosto
Preparo: Cozinhe a carne na panela de pressão como de costume, temperada apenas com uma pitada de sal. Desfie a carne e reserve. Em uma frigideira refogue a cebola picadinha na manteiga até ficar transparente. Acrescente o alho e a carne desfiada. Frite bem a carne desfiada até ficar douradinha. Acrescente a farinha de mandioca e continue mexendo, agora em fogo baixo durante 3 minutos. Acrescente a salsinha picada, ajuste o sal e sirva. Simples assim. Esta farofinha pode acompanhar churrascos, carnes grelhadas, arroz branco simples ou o que mais a sua imaginação permitir.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Farofinha de Carne Desfiada

  1. Fabiana, esta farofinha deve ficar boa heim…e também dá para aproveitar sobras de carne assada, né?

    Ah! Sabe esse seu relóginho aí do lado…acredita que tenho um igualzinho aqui em casa…foi um presente do Pão de Açúcar anos atrás, sempre que olho pro seu me lembro do meu que está guardado…legal né!
    Bjuss!!!

  2. Essa farofinha me lembra a paçoca que meu sogro faz. Não sei porque chama paçoca mas foi assim que me apresentou. A carne é batida com a farinha naquele pilão enorme de madeira e come-se com banana. É delicioso! Mas como não tenho pilão essa sua farofinha vai cair como uma luva p/ matar a vontade!
    Tá com uma cara ótima!!!
    Bjs

  3. Ótima idéia para reaproveitar as carninhas que sobram! Adorei! Receita prática e deliciosa. Com um arroz e feijão…hummm, sensacional!
    Beijos

  4. Obrigada pelos comentários, como sempre todos carinhosos.
    Rachel, dá pra fazer com carne assada sim, com certeza. Basta que seja uma carne fácil de desfiar.

    Tati, a farofa de carne também é conhecida como paçoca em alguns lugares do Brasil sim, é uma questão de regionalismo. Mas nessas eles fazem com a farinha grossa de mandioca e socam no pilão mesmo, como seu sogro lhe ensinou.

    Bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *