Creme de Milho Verde e Cogumelos

terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

Um dos meus cereais preferidos é sem dúvida o milho. Ele é tão versátil e saboroso que pode render deliciosas receitas doces, salgadas e até mesmo servir de base para a fabricação de muitos cereais matinais. Além disso o milho possui alto poder nutritivo, já que ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como (ferro, fósforo, potássio e zinco) no entanto é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de milho do mundo, mas apenas 5% é destinada ao consumo humano. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos. Talvez o milho realmente não seja o melhor amigo das dietas que visam o emagrecimento, devido à grande quantidade de açúcar que possui, mas não deixe de incluí-lo no seu cardápio, não se prive deste delicioso sabor.
Sobre a receita de hoje, eu sei que não estamos no inverno para consumirmos sopas, mas sopa pra mim não tem época certa, eu simplesmente gosto e pronto. Outro dia ví esta receita no lindo blog Lentilhas, da Letícia Kipper, e achei tão apetitosa que fiquei com ela em mente. No final de semana tinha espigas lindas de milho orgânico na geladeira e pensei que ficariam maravilhosas nesta sopa. Está levemente modificada, pois reduzi o creme de leite para metade de uma lata e não coloquei o brie porque não tinha. Em contrapartida acrescentei cogumelos e alecrim.

Ingredientes:
3 espigas inteiras (dê preferência para os orgânicos, possuem muito mais sabor)
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de manteiga
150ml de creme de leite fresco ou 1/2 lata de creme de leite (sempre prefiro o fresco, que é mais leve)
50g de queijo brie em pedaços (não usei)
2 colheres (chá) de curry
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de cogumelos brancos fatiados
1 ramo de alecrim

Modo de Preparo: Cozinhe as espigas em água fervente com uma pitada de sal. Depois de cozidas, retire os grãos de milho das espigas e bata-os no liquidificador com um pouco da água do cozimento até que obtenha uma pasta homogênea. Não jogue fora o restante da água, guarde caso precise usá-la depois. Em uma panela, doure a cebola na manteiga e, logo em seguida, o alho. Acrescente o milho batido, refogue um pouco antes de acrescentar o creme de leite e o queijo (se estiver usando). Use a água do cozimento das espigas pra chegar na consistência desejada, caso queira um creme um pouco mais firme não coloque muita água. Tempere com o curry e acrescente o sal e a pimenta. Acrescente os cogumelos e o alecrim. Sirva acompanhado de carnes ou salada. Eu comi purinho mesmo, bommmm, bommmm!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

15 Comentários para “Creme de Milho Verde e Cogumelos

  1. Oiiiii Fá,
    NOssa que delicia que está esse creme…
    Eu amooooooooo cogumelos…
    E amooooooooooo milho tbm…
    Essa combinação ficou perfeita com certeza vou fazer…
    Brigadinha pela visitinha,e vê se põe o amor pra cozinhar pra vc…rsrs
    Bjocas

  2. Eiiiii
    Sou eu de novo, esqueci de falar eu postei uma receitinha de risotto ao funghi e adivinha de quem me lembrei???
    Depois passa la pra ver é a sua cara…
    Bjocas

  3. Tatiane e Cacahuete, realmente a combinação de milho e curry fica maravilhosa, além de perfumada. E se usar milho orgânico então terá os sabores bem apurados.
    Renata, pode fazer que você vai gostar com certeza.
    Maura, sério que na sua casa só você gosta de milho? Não consigo entender como algumas pessoas não gostam de milho sabia? Mas eu também não gosto de quiabo, por exemplo, e outras pessoas amam.

    Bjinhos

  4. Olá Fabiana,
    Meu nome é Daniel e sou chef de cozinha de um restaurante italiano em Belo Horizonte, e por acaso achei seu blog na internet. Gostei muito das receitas que vi, muito criativas, está de parabéns!
    Agora ganhou mais um seguidor hehehe
    AH! e te adicionei no twitter também, twitter.com/dandanlieb

    Abraços

  5. Amiga, esse creme de milho está sensacional imagina se não estou anotando essa receitnha para quando o inverno chegar…com certeza que sim…beijinhos

  6. Por acaso também gosto muito de milho e tenho pena de não encontrá-lo em espiga por aqui. Mas compro congelado e gosto bastante :) Essa sopa com as tuas substituições ainda deve ter ficado melhor que a original!

  7. Olaaaah! Que Blog apetitoso… É a primeira vez que te visito, eu vi o link no Blog da Alessandra. Vou passar mais por aqui. Já estou seguindo. Parabéns!!!

  8. Quando eu crescer, quero ser como você ;)

    COISIDOIDO ESSA MENINA!!!

    adorocê, mas suas receitas não tem nada a ver com isto! Mesmo que não te adorasse, copiaria todas.

    Hérnia….Me aguarde!

  9. Eu adoro milho também, você viu a receita do bolo de milho que peguei no Blog da Flavia, está lá no Cooking, ele é divino, tenho feito sempre e todo mundo ama!!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *