Cheesecake de Amoras e Framboesas para Valentine’s Day!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Esta cheesecake realmente surpreende. Não tem nenhum passo complicado ou demorado, muito pelo contrário, é a receita de cheesecake mais simples que eu já vi e por isso mesmo eu a escolhi para postar no blog. A receita é da minha sogra, que costuma chamá-la de “Cheesecake muito fácil”. Mas o que eu mais gosto nesta receita mesmo é a suavidade do sabor, a delicadeza dos aromas. A parte do recheio não fica pesada e leva bem menos cream cheese do que outras receitas que eu já vi (por isso também a torta não fica alta).
Até as menos chegadas na cozinha conseguirão executar esta receita com perfeição, sem nenhum acidente de percurso. Achei a idéia super apropriada para o dia de hoje, em que é comemorado o Valentine’s Day em vários países do mundo, já que as frutinhas vermelhas possuem aquele ar de romantismo (inexplicavelmente, aliás) e a torta fica com uma cobertura em um lindo tom de escarlate. Para quem não sabe, o Valentine’s Day é o dia dos namorados em diversos países. Hoje, a minha amiga Claudia que está morando na Austrália com o marido, e tem um BLOG diário sobre esta aventura, escreveu um post bem legal sobre o Valentine’s Day, vale à pena conferir. Enquanto isso, aqui no Brasil nós curtimos o feriadão de Carnaval.
Ingredientes:
Para a massa
200g de biscoito tipo maisena
80g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente (apenas esqueça fora da geladeira)
Para o recheio
300g de cream cheese light
1 lata de leite condensado light
Para a cobertura
1 xícara de amoras frescas
1 xícara de framboesas frescas
1 xícara de chá de água filtrada
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de suco de limão
1 pacotinho (12g) de gelatina em pó sem cor e sem sabor
Modo de Preparo:
No processador moa os biscoitos de maisena até formar uma farinha fina. Passe para uma tigela e misture bem com a manteiga derretida, com a ajuda de um garfo, até formar uma farofa úmida e homogênea, de consistência mais grossa. Reserve. Na batedeira misture o cream cheese com o leite condensado até formar um creme liso e encorpado. Forre o fundo de uma assadeira de aro removível com papel manteiga e sobre ele ajeite a farofa de biscoitos. Pressione bem a farofa no fundo da assadeira com as pontas dos dedos para que fique uma base bem compacta. Cubra a massa com a mistura de creem cheese e leite condensado. Leve ao forno médio (220°) por aproximadamente 15 minutos, ou até que perceba que a base está bem dourada e o creme com uma película branca na superfície. Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso prepare a cobertura derretento o açúcar em 1/2 xícara de água. Após a fervura acrescente metade das frutas. Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo até chegar no ponto de geléia. Acrescente o suco de limão e a outra metade das frutas (gosto de colocar suco de limão para quebrar um pouco o doce da geléia, assim ela não fica nada enjoativa). Desligue e reserve. Hidrate a geletina na outra metade da água e ferva. Deixe amornar e misture à geléia de frutas. Cubra a cheesecake com esta calda (se quiser enfeite-a com algumas frutas frescas inteiras) e leve à geladeira por 1 hora. Sirva bem geladinha.
Dica: A gelatina é opcional. Eu gosto da cobertura mais durinha, por isso utilizei gelatina. Mas as receitas originais de cheesecake levam geléia de frutas na cobertura. A receita da minha sogra é assim.
Dica 2: Se você não tiver frutas frescas, faça com as congeladas mesmo, tem marcas honestas nos supermercados. Se tiver uma geléia bem gostosa em casa e quiser usá-la, você precisa apenas aquecer em fogo baixo com 2 col. de sopa de água, algumas gotinhas de limão, e depois cobrir a cheesecake com a calda ainda morna.P.S. Fiquei tão feliz de ter conseguido boas fotos em razão da luz natural (muda completamante!), que coloquei várias fotos da cheesecake. Desculpem-me os que estiverem de dieta…não pretendo ser cruel.

Bom Apetite!!!
Fabiana Pinfildi

32 Comentários para “Cheesecake de Amoras e Framboesas para Valentine’s Day!

  1. Uau, que maravilha. Esta receita será um dia feita aqui em casa, achei o máximo. Prática, linda, de bom gosto e muuuito gostosa. Bj grande querida. Téia.

  2. Fabiana,
    Eu tambem adoro cheesecake, tenho uma receita muito identica à sua.

    Pessoalmente prefiro estes cheesecakes à versão americana do bolinho (que vai ao forno)… Mas é uma questão de gosto :-)

    As suas fotos ficaram muito bonitas. As amoras e as framboesas a fizeram-me salivar e pensar no Verão.

    Bjinhos
    Andreia

  3. Que sonho de tarte!!!
    As bagas assim inteiras sobre o doce, revolucionam a maneira como nós viamos as tartes doces até então!
    Conseguir melhor apresentação é impossivel. Se fosse um concurso, o prémio já era seu!!
    Magnifico!!

  4. Meninas, fico feliz por terem gostado da receita. Pelo resultado vale muito a pena pq realmente é bem fácil de preparar e fica deliciosa, bem levinha.
    Rute, adorei o "prêmio" de fotografia que me deu, fiquei lisonjeada!!
    Bjinhos

  5. Ficou linda mesmo!
    Aqui em casa sempre tem, chamamos de Cheesecake de berries, só que a nossa não vai leite condensado no recheio.
    Vou tentar fazer a sua qualquer dia desses.
    Beijos

  6. Acabou de quebrar um tabú.
    Sempre me arrepiava quando pensava em tentar fazer Cheesecake, pois achava difícil.
    Agora pronto,vou fazer.

    A foto fala por si.
    Linda.

    Beijo Fabiana.

  7. Olá, fiz sua torta e ela ficou simplesmente uma delícia, sempre tive vontade de fazer cheesecake, mas nao sabia como. Adorei esta. Só teve um pequeno problema, quem sabe vc pode me ajudar: quando coloquei a massa e o recheio no forno, pareceu q a massa derreteu e se infiltrou no recheio, depois de gelada ficou durinha denovo, mas meio queimada embaixo. Sabe o que pode ter acontecido??? Obrigada!!

    • Isso mesmo Nilana. A base é a mesma desta receita aqui, e você pode substituir as frutas vermelhas por calda de goiabada derretida ;)

  8. Olá, vou fazer essa receita hoje para o natal! Pretendo fazer ela mais cedo e deixar na geladeira, e queria saber se é melhor fazer a calda um pouco antes de servir ou logo que fizer o cheesecake e ir para a geladeira junto? Obrigada!

    • Oi Flávia, me desculpe demorar tanto a responder :( O ideal é fazer a calda antes de levar separadamente à geladeira, aí você rega a torta com ela antes de servir. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *