Bolo de Milho Verde e Côco com Calda Quente de Goiabada Cascão

segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Este bolo é um dos poucos que eu não consigo resistir. É simplesmente delicioso, maravilhoso. É simples e tem cara de fazenda, jeitinho de bolo de dia chuvoso, e é totalmente compatível com qualquer tarde em que se queira comer algo saboroso e reconfortante. Garanto que você não vai se arrepender se fizer o teste, e vai acabar concordando comigo. O milho e o côco sempre combinaram muito bem, mas a caldinha quente de goiabada cascão deu o toque de sobremesa marcante que estava faltando. Enfim, uma tentação que faria até a mais rigorosa dieta cair no esquecimento, ainda que por apenas uma tarde.
Ingredientes:
2 espigas grandes de milho
100g de coco natural ralado hidratado em meite morno
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
6 gotas de essência de baunilha
1/2 xícara de leite de coco
Modo de fazer: Debulhe as espigas de milho cruas, bata os grãos de milho no liquidificador e coe. Reserve. Bata as gemas dos ovos com o óleo e o açúcar. Acrescente aos poucos o leite de coco, a farinha e o fermento e continue mexendo. Acrescente o milho peneirado, o côco ralado e já hidratado e continue mexendo. Por fim junte as claras batidas em neve e a essência de baunilha. Misture as claras em neve delicadamente ao restante da massa. Passe a mistura para uma forma untada e enfarinhada e asse em forno baixo até que o bolo esteja bem douradinho e ao colocar um palito ele saia limpo.
Para a calda
3 colheres de sopa de goiabada cascão
1 xícara de café de água
gotas de limão tahiti
Preparo: Coloque a goiabada e a água em uma panelinha e leve ao fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo e apure até obter ponto de brigadeiro. Desligue, acrescente algumas gotinhas de limão e derrame sobre as fatias de bolo ou sirva à parte.
Depois você me conta como ficou, ok?
Fabiana Pinfildi

27 Comentários para “Bolo de Milho Verde e Côco com Calda Quente de Goiabada Cascão

  1. Fabi sua foto também ficou super linda! E esse bolo fala sério hein, adoro milho com coco também, e com essa calda, simplesmente irresistível! Bjokas

  2. Essa menina é fera mesmo!

    Coisa deliciosa esse bolo!! Deixe a minha coluna (cervical, rsrs) melhorar e eu volto com tudo prô fogão!

    Adorocê

    bjs

    Gisele Veiga

  3. Uau, que lindoooooo!!!!
    Maravilha de receita, Fabi! Gosto muito de bolo de milho, mas com essa caldinha quente de goiaba deve ser um escândalo! :)
    Parabéns!!!
    Beijos

  4. Fazinha,
    penso que vô pará de brincá comcê tamém…:/
    Eu num posso cum bolo di mio fia…eu amo purdimais!!!
    Vc tá judiando muito esses dias…agora roça, milho, coco, goiabada..êe sardáadi…penso que cê tá morando em algum sítio e num contô prá nóis… =D
    Um bejim,
    da Vinni

  5. Agradeço todos os comentários, e recomendo que quando forem testar a receita não deixem de fazer a calda.
    Vinni, não me mudei para o mato não…hahaha. Mas como sou do interior adoro estas receitas com arzinho caipira.
    Bjinhos

  6. Fabiana,
    Muito obrigada pela visita no Maria Pirão! AMEI sua "cozinha"! Virei sempre! E, aliás, menina, o que é esse bolo?!!! A goiabada que "mora" na minha geladeira não me escapa esse fim de semana!

    Beijos!

  7. é Fabi ficou mesmo uma tentação.Que maravilha de bolo em .Essa mistura de goiabada com o coco é mesmo divino. eu fiz e ficou uma maravilha ,meu maarido e minha faminha adoram.beijos.kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    • Celia, é exatamente o que está escrito na receita. É para usar apenas o suco do milho, sem o bagaço. Mas se você gostar do bagaço, gostar daqueles pedacinhos no bolo fique à vontade para usar, sem problemas.
      ;)

  8. Oi Fabiana, tenho uma dúvida, bate o milho puro mesmo, sem acrescentar líquido? E será que dá certo usar o de lata? Desde já obrigada.

    • Oi Emília, é isso mesmo. Talvez dê certo usar o de lata sim, mas retire todo o líquido para não comprometer o resultado da massa ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *