Parafuso Integral com Abobrinha e Mini Porpetas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sabe a receita anterior das Mini Porpetas de Boteco? Pois é, acabei exagerando na quantidade das bolinhas e sobraram. Acontece que, como são deliciosas não foi muito difícil reaproveitá-las. Decidi fazer uma massa integral que acabou casando muito bem com as porpetinhas. As bolinhas estavam no tamanho ideal para serem espetadas com a ponta do garfo, ficou uma verdadeira delícia. Mas desta vez eu não fritei, coloquei as bolinhas empanadas para cozinhar no molho da massa. É uma massa muito fácil e bem rápida de fazer, você pode congelar metade da receita das porpetinhas e utilizar diretamente no molho quando quiser, assim fica mais prático ainda. Segue a receita:

Ingredientes:
500grs de macarrão integral tipo parafuso
4 tomates grandes em cubos
3 dentes de alho inteiros
20 mini porpetas empanadas em farinha de rosca (ver receita aqui)
1 abobrinha italiana cortada em cubinhos
pitada de pimenta calabresa
pitada de pimenta do reino
Salsa e cebolinha fresca a gosto
Fio de azeite aromático de manjericão (usei aquele meu da Borges que ainda tenho)
sal a gosto
queijo parmesão ralado para acompanhar

Preparo: Cozinhe a massa em água fervente até ficar al dente. Enquanto isso, faça o molho em outra panela, iniciando com um fio de azeite aromático para dourar os dentes de alho inteiros. Após dourar o alho, acrescente os tomates picados e as mini porpetas. Refogue durante 10 minutos em fogo médio com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Acrescente a abobrinha picada e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue e arrume sobre a massa já cozida. Misture bem para o molho incorporar na massa, salpique salsa e cebolinha fresca. Regue com um fio de azeite de manjericão e sirva com queijo parmesão ralado. Rende 6 porções.
Dica de Vinho: Um bom vinho tinto tipo Malbec fica ideal com esta receita. Na ocasião abrimos duas garrafas, o Benjamim Nieto e o Rodas. Ambos tintos com ótimo custo benefício, são baratinhos.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Parafuso Integral com Abobrinha e Mini Porpetas

  1. ainda bem que comentaste o meu blogue… só assim descobri o teu blogue e deixa-me dizer-te que está fantástico!!!
    É bem visivel o teu gosto pela cozinha!
    Parabéns!

  2. Fabiana, blog gostoso de receitas deliciosas, parabens, já to seguidora e te linkei.
    Hum pratinho bom, adoro massa com porpetas, este ficou saboroso, e realmente pode aproveitá-las em outro prato quando fazemos muito, acontece comigo :)
    bjs
    Paula

  3. olá!! vim parar aqui ao teu blog e deixa-me dizer que adoro tudinho!! aspecto fantastico e muito saudavel!! ja estas na minha lista de blogues!!! convido-te tambem a visitar o meu que tambem é de receitas!!! beijinhos grandes
    sonia meirinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *