Panquecas Integrais de Ricota e Cenoura à Moda Indiana

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Não sei vocês, mas no meu caso o final de semana prolongado (hoje é aniversário de São Paulo) foi de uma verdadeira esbórnia alimentar. Dias como esses pedem uma refeição leve e com poucas calorias, por isso escolhi esta receita hoje, de panquecas integrais de ricota e cenoura com algumas especiarias que a deixam muito apetitosa. E como não tem carne, ajuda na desintoxicação do organismo.
Ingredientes:
Para a massa das panquecas
100g de farinha de trigo integral
1 ovo
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol
Sal a gosto
Para o Recheio
1 xícara de ricota fresca amassada
1 cenoura grande ralada em fios
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 colher de café de açafrão
1 pitada de curry
1 pitada generosa de páprica doce
1 pitada de pimenta chilli em pó
sal a gosto
Para o molho
1/2 copo de iogurte natural desnatado
3 colheres de sopa de manjericão picado
1 dente de alho bem picadinho ou triturado
1 pitada de pimenta-do-reino
sal a gosto
castanha de cajú, salsa fresca picada e 1 fiozinho de azeite para finalizar o prato
Modo de Preparo: Inicie o preparo das massas das panquecas misturando todos os ingredientes da massa em um liquidificador e batendo até obter uma mistura cremosa e homogênea. Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 minutos e antes de começar a assar as penquecas bata novamente. Em uma frigideira anti-aderente pré-aquecida derrame 3 colheres de sopa da massa e incline a frigideira para todos os lados até que a massa se espalhe formando uma película fina e redonda.Cozinhe durante 2 a 3 minutos e vire para cozinhar do outro lado pelo mesmo tempo. Reserve. Prepare o recheio misturando a ricota, a cenora e o leite desnatado até formar uma pasta grossa. Acrescente o açafrão, o curry, a páprica, a pimenta e o sal. Recheie as penquecas dobrando-as em formato de meia-lua e pressionando-as no centro para que a massa grude no recheio. Leve ao forno mpedio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que perceba que as panquecas estão douradinhas. Retire do forno, regue com um fiozinho de azeite extravirgem, salpique com castanhas de cajú e salsa fresca e sirva acompanhada de molho de iogurte com manjericão (misture todos os ingredientes do molho e mexa vigorosamente com uma colher até formar um creme liso).
Dica: Panqueca é uma receita fácil e sem segredos, mas é trabalhosa. A parte boa é que se você quiser tornar a vida mais prática você pode fazer mais massa e congelar as panquecas já cozidas em papel filme ou papel manteiga e depois embrulhá-las em papel alumínio, descongelando quando pretender utilizar.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

10 Comentários para “Panquecas Integrais de Ricota e Cenoura à Moda Indiana

  1. Maravilha essas panquecas, Fabi! Sempre que faço em casa, também uso farinha integral. Gosto bastante! E esse seu recheio de ricota com cenora…anotado! Delícia!
    Beijos!

  2. Oi Fabiana,
    Quero convidar você e seus leitores a participar do sorteio de meu livro de receits de Musses, Pastas e Antepastos. Passa lá no Aromas e Sabores para ver as regrinhas. Acho que vai ser divertido.
    Adorei as panquecas!
    bjs

  3. Amei esta receitinha, faço também e ficam tão boas :)

    e a tua frase : "delícias não engordativas " vou utilizar :)
    Andava em busca de uma definição para o nome do blog diferente e é esta mesmo – Obrigadissíma pela lembrança :)

    Bjoux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *