Pãezinhos Perfumados com Manjericão

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quando me deparei com esta receita em um livro me encantei por ela logo de cara. A receita é classificada como fácil (e de fato é mesmo), light e leva como estrela principal a minha erva predileta: o manjericão. Confesso que fazer pães nunca foi a minha especialidade, mas perdi o medo e ando me arriscando nesta área, a panificação. É como se eu tivesse lançado um desafio a mim mesma, porque eu acho que quem ama cozinhar tem que saber fazer pão, ou melhor, muitos pães, macios, saborosos, assados no ponto certo. Estou adorando este laboratório. Fazer pão tem sido um prazer! Como eu gosto de sovar a massa, deixá-la bem fofinha e depois sová-la novamente….ai ai. Aos poucos vou colocando aqui as receitas. Esta eu tirei do livro Pães & Cia, da Editora Abril. Os pãezinhos ficaram deliciosos.
Ingredientes:
500g de farinha de trigo peneirada
30g de fermento fresco
300ml de água morna
1 colher de café de açúcar
50g de folhas de manjericão lavadas e picadas
4 colheres de sopa de azeite extravirgem (usei o azeite aromático de manjericão para acentuar o sabor)
2 colheres de café de sal
farinha de trigo para polvilhar
Modo de Preparo:
Coloque a farinha de trigo peneirada sobre a mesa de trabalho fazendo um buraco no centro. Disponha dentro desta cavidade o sal, o açúcar, o fermento, já desmanchado, e 300ml de água morna. Comece a misturar os ingredientes com as pontas dos dedos até que o fermento esteja dissolvido. Acrescente duas colheres de sopa de azeite e sove a massa com as mãos (forme uma bola, traga-a para perto de si, amasse-a e empurre-a. Repita diversas vezes) por alguns minutos. Achate a massa e salpique as folhas de manjericão picadas em pedaços pequenos. Continue a sovar a massa, forme com ela uma bola e pincele a superfície com azeite. Ponha-a numa tigela untada e deixe-a crescer, coberta com filme plástico, por 30 minutos. Depois desse tempo, sove brevemente a massa e divida em porções, formando 12 pãezinhos redondos. Forre uma assadeira com papel-manteiga, arrume os pãezinhos e pincele-os com o azeite restante. Cubra novamente com filme plástico e deixe crescer por 20 minutos. Retire o plástico, pulverize os pães com 2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada e asse-os em forno pré-aquecido a 200°C por 10 minutos, colocando uma vasilha com água quente na prateleira de baixo do forno. Retire a vasilha de água e deixe os pães assarem por mais 15 minutos. Tire os pães do forno, deixe esfriarem em uma grade e sirva com pastas, petiscos, queijos ou simplesmente com uma manteiguinha derretendo. Rende 12 pãezinhos.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Pãezinhos Perfumados com Manjericão

  1. Olá!
    Vim retribuir a visitinha, que bom que gostou do blog! Volte sempre e fique à vontade.
    Menina, seu blog é uma delícia! E esses pãezinhos, hein?! Hum….

    Bjocas,
    Ale

  2. juro que não volto mais aqui… eu morro de fome depois que saio do blog… tanta coisa gostosa e tantas fotos lindas… assim não dá!!!!

    beijok blogueira mais linda que eu conheço!!!!

  3. Manjericão é muito aromático e dá um sabor especial em tudo.
    Sou a maior apreciadora de ervas da casa. Quando faço pães com ervas, me delicio. Costumo usar também alecrim e outros condimentos.
    Muito bom, Fabiana!
    Bjs.

  4. Adoro pão mas detesto meter a mão na massa. Por isso uso a máquina, ela que amasse por mim :) Esses pães têm um óptimo aspecto! Imagino o aroma e o sabor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *