O Paraíso poderia ser aqui!

sábado, 02 de janeiro de 2010

Este é o 5º ano que passo o Ano Novo aqui em Floripa, e por isso conheço muitas praias na Ilha e também fora dela. Uma das minhas preferidas é esta de onde eu tirei esta foto, a Guarda do Embaú fica no Município de Palhoça, a aproximadamente 50km de Florianópolis no sentido de Porto Alegre.
A praia é maravilhosa, paradisíaca mesmo, e só pode ser alcançada após a travessia de um pequeno riozinho, que quando está baixo, pode-se inclusiva atravessar a pé. Caso não dê para atravessar a pé, paga-se R$ 2,00 (dois reais) por pessoa para atravessar em pequenas canoas conduzidas por canoeiros locais. Chegando à praia, a trilha que leva à praia vizinha depois do morro grande que fica situado à esquerda de quem olha para o mar é imperdível (foi desse morro que tirei a foto acima), mas também é necessário atravessar um rio que desagua no mar, só que sem a ajuda das canoas (indicado apenas para quem sabe nadar quando a maré está alta, caso contrário existe uma trilha alternativa que começa já na vila, mais longa). Olha, recomendo MESMO esta trilha, porque a recompensa é maravilhosa, a paisagem é linda o tempo todo, e passa por pequenas piscinas naturais formadas nas pedras quando as ondas batem na encosta. Realmente o título deste post faz jus à realidade, o paraíso poderia sim ser na Guarda do Embaú.
Além disso, a atmosfera do lugar transmite algo de diferente, desperta nas pessoas o desejo de desbravar, de explorar a natureza local, é tudo muito convidativo. Fora da praia, existe uma pequena vila na Guarda do Embaú, predominantemente turística, cheia de gente alternativa, lojinhas, pousadas, restaurantes (O Guardião faz um peixe bem honesto) e a minha parte preferida, muitas opções de empanadas (a degustação já começa na praia com muitas opções de empanadas fresquinhas sendo vendidas nas barracas). O povo do Sul tem o hábito de comer empanadas muito mais que nós paulistas, é tão comum encontrar empanadas por aqui tal como encontramos pão de queijo em São Paulo. Para quem quiser saber mais sobre a Guarda pode acessar este site local, e fazer uma pesquisa no Google Images.
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “O Paraíso poderia ser aqui!

  1. Com certeza o paraíso é aí sim!! Ainda mais com amigos queridos…quer paraíso melhor que esse? Acho que não existe não!! Valeu amiga pela companhia, melhor impossível!!
    Bjs e até a próxima! Divierta-se!

  2. Olá Fabiana

    O Brasil é um pais fantástico e com sitios incriveis.
    Eu não conheço essa zona mas tenho curiosidade.
    Eu já tive no Natal, Pipa, Recife, Porto de Galinhas e Salvador da Bahia e amei…
    E é daqueles destinos que tem tanto para ver que dá para ir várias vezes.
    è pena ficar a 6 horas de voo de Portugal.
    Um 2010 fantástico.

  3. Realmente Bibi, vc tem toda a razão, a Guarda é SIIIIIMMM um Paraíso, e a Carol tbém toda a razão qdo diz da companhia dos amigos!!! O lugar é maravilhoso, e com amigos ao redor torna-se ainda mais maravilhoso!!! Bibi, Carol e todos os outros, VALEU O PASSEIO!!! PERFEITO!!! Beijocas, Juli.
    P.S. a foto ficou showwwww

  4. Estou voltando hoje de viagem e me atualizando nas visitas.
    O Brasil é privilegiado em lugares paradisíacos.
    Só estive em Floripa 2 vezes e não conheço esse local, mas a ilha como um todo tem muitos encantos.
    Bjs.

  5. Fabiana, então andasses por essas bandas?!! Que legal! A Guarda é, realmente, um pedacinho do céu! Na próxima visita, dê um toque que te recomendo uma sorveteria INCRIVEL escondidinha em Floripa, que faz sorvetes artesanais maravilhosos!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *