Mini Porpetas de Boteco

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

(foto: Juliana Pinfildi)
Há um tempão atrás eu fui em um boteco famoso daqui de SP e eles tinham uma porção de almôndegas aperitivo que era uma perdição, e desde então fiquei com elas na cabeça querendo fazer em casa. Mas havia um porém contra o qual eu tentei resistir bravamente até que acabei cedendo: são fritas. Oh, minha nossa!!! Euzinha que vivo pregando a mim mesma o mundo light, natureba, saudável, fazendo – e pior ainda – comendo algo frito! Serei sincera e vou confessar que há muitos anos eu não faço fritura, não mesmo, de jeito nenhum. Desde a minha adolescência, quando meu pai teve um problema de saúde que exigiu mudança de hábitos, minha mãe cortou todo e qualquer tipo de gordura em casa, inclusive creme de leite e gemas de ovo (imaginem então frituras!), e nós todos nos adaptamos em solidariedade à dieta saudável do meu pai. Não que em casa houvesse frituras todos os dias, muito pelo contrário, minha mãe nunca foi uma cozinheira de fritos, mas de vez em quando rolava uns bolinhos de arroz, batatas fritas, e a mais deliciosa couve-flor empanada (qualquer dia postarei a receita delas aqui). Bom, resumo da ópera: fritura em casa é sinônimo de crime alimentar praticamente, mas eu não resisti a essas incríveis bolinhas fritinhas e agradabilíssimas. Tentei fazer uma receita parecida com a que comi no boteco, e por isso o nome com o qual a batizei. É super fácil, mas é trabalhoso e requer tempo disponível. Dá pra fazer em grande quantidade e congelar se preferir.
Ingredientes:
500grs de carne bovina moída (patinho)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos ou triturados
2 ovos inteiros
5 colheres de sopa de farinha de rosca
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
6 bolinhas de pimenta verde moídas na hora
1 pitada de pimenta chilli em pó
sal a gosto
Para empanar
1 xícara de farinha de rosca
Preparo: Misture todos os ingredientes com as mãos e amasse bem até formar um bolo de carne com boa liga. Faça pequeninas bolinhas com esta massa de carne (mais ou menos do tamanho de uma colher de chá) e passe na farinha de rosca para empanar. Ajeite as bolinhas já empanadas em uma assadeira e leve à geladeira por 1 hora. Após esse tempo, retire da geladeira e frite por imersão em óleo de canola bem quente. Quando estiverem douradinhas retire do óleo e descanse as porpetinhas sobre 2 camadas de papel toalha e cubra com mais uma. Sirva acompanhaos de molho de sua  preferência. Sugiro o molho picante feito com tomates pelados processados, gotas de tabasco, pitada de açúcar, sal e gotas de molho inglês.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Mini Porpetas de Boteco

  1. Que maravilha ficaram!!!!
    Brevemente também vão aparecer no meu blog uns croqutes parecidos com eses, mas feitos com aproveitamento de carnes do Natal.
    Bom fim-de-semana!!!!

  2. Delicia amiga, tambem faço mas por aqui chamamos de croquetes e em vez de redondinhos são compridinhos, ficaram lindos os teus, beijinhos e bom fim de semana

  3. Que bolinhas fritas tao tentadoras. Adorei a receita, mas tem o problema de serem fritas. Eu tambem tento evitar os fritos ao maximo, mas nem sempre e facil. Acho que um dia destes vou abrir uma excepcao para experimentar este delicioso petisco.

    Beijinhos

  4. Ola Fabiana, eu também tenho esse preconceito com as frituras… mas as vezes comemos coisas bem menos saudáveis do que esses alimentos frescos fritos em um bom óleo… Os produtos processados por exemplo deviam ser mais evitados que as frituras… Abraços!

  5. NOOOSSSAAAA eu prefiro nem comentarrrrrrr sobre esta receita, só vou contar um fato engraçado. A Bibi fez estas "porpetas" para degustarmos e depois misturar com macarrão. Resultado: quase não sobrou para o macarrão pois nossos respectivos amores, enquanto a Bibi preparava o macarrão, foram "furtando" as pobres porpetinhas, que elas foram chegando ao fim….hahaha.
    MARAVILHOSAS!!!!!!

  6. Pingback: Mini Porpetas de Boteco | Fit & Recipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *