Meu Arroz com Lentilhas para o Ano Novo

quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Se tem uma receita tradicional pra mim no Ano Novo é o Arroz com Lentilhas. É um prato obrigatório na ceia da virada, adoro! Na minha opinião o arroz com lentilhas tem a cara da comemoração desta data, faço há alguns anos já. Vou colocar aqui uma receita minha mesmo, não sei se é o jeito certo de se fazer, sei que é uma receita árabe, minha mãe faz em casa mas nunca vi como era. Meu modo de preparo é super simples, depois de testar algumas receitas complicadinhas. Tenho certeza que você vai acertar e o arroz com lentilhas vai deixar de ser um bicho de sete cabeças. A foto está meio feinha porque a luz estava longe de ser ideal, mas ficou delicioso.
Ingredientes:
500grs de arroz branco
200grs de lentilhas secas
2 cebolas médias picadinhas
4 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de tomilho desidratado
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada
3 colheres de sopa de salsa picadinha
1 colher de café de páprica em pó
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de manteiga
2 cubos de caldo de carne
sal a gosto
Preparo:
Lentilha: Em uma panela média doure muito bem metade da cebola picada na manteiga e acrescente metade do alho, a salsa picada, a páprica, a pimenta e o tomilho. Acrescente a lentilha e refogue durante 3 minutos. Acrescente 1 litro de água filtrada e os cubos de caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo médio até ferver, e após a fervura desligue. Ajuste o sal e reserve.
Arroz: Em outra panela frite muito bem a outra metade da cebola e do alho no óleo. Acrescente o arroz e frite durante alguns minutos sem parar de mexer e sem deixar grudar. Cubra com a lentilha e seu caldo até dois dedos acima da altura de arroz. Cozinhe em fogo alto com a panela tampada até a fervura e depois em fogo baixo com a panela destampada até a água secar por inteiro. Fique sempre atenta e caso necessite de mais água adicione mais caldo de lentilha e lentilha ao arroz, até que esteja no ponto que desejar. Ajuste o sal se precisar. Quando estiver pronto, passe o arroz para uma travessa e cubra-o com anéis de cebola fritos, quase queimadinhos. Regue com um fio de azeite, salpique um pouco de salsinha picada e sirva.
Bom Apetite!!
Fabiana Pinfildi

5 Comentários para “Meu Arroz com Lentilhas para o Ano Novo

  1. Esse arroz com lentilhas parece ser muito bom, sempre preparei a lentilha em separado, mais achei ótima a idéia de junta-los. beijinhos

  2. Flor!!!
    FELIZ ANO NOVO!!!!!
    Não tenho o costume de comer arroz com lentilha no ano novo… rs.. somente a lentilha, tipo feijão… (minha tia diz que uma concha, trará prosperidade…rs)
    Gostei da ideia, quem sabe nesse reveillon!?!?!?
    Bjos!

  3. Tem algumas comidas que eu vivo me perguntando porque é que eu só faço e como nas festas de final de ano se são tão boas?

    Acho que é para não perder a graça, não cair no trivial! Arroz com lentilhas tem que ser só no fim de ano!
    E essa cebolinha dourada em cima está uma loucura!!! Adorei os temperinhos que você usa, o próximo vou fazer igual!!!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *