Frozen de Açaí com Banana e Morangos

sexta-feira, 08 de janeiro de 2010

Ainda em ritmo de férias e na vibe natureba, resolvi que depois de experimentar praticamente todas as tigelas de açaí possíveis daqui (e todas muito gostosas por sinal), ia tentar fazer o meu próprio açaí frozen, afinal não é um bicho de sete cabeças (mesmo!). Todos sabem que o açaí é uma frutinha daqui da nossa terra, típica da Amazônia. É uma fruta pequenina e redonda, de cor roxo escuro. Além disso é rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E e minerais, além de apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas, recomendados ao controle do colesterol. Favorece ainda a circulação do sangue e melhora as funções intestinais (Fonte: Jornal da Unicamp). O açaí possui 247 calorias a cada 100gramas quando in natura. Para quem quiser saber mais sobre o açaí, a wikipedia fornece a ficha completa. Segue abaixo a receita que eu fiz em casa. As taças ficaram bem bonitas e coloridas, e foto tirada de dia é outra coisa. Me perdoem, mas deixando a modéstia de lado, achei que ficou deliciosa e o degustador oficial do Figos também, comeu a taça dele em um recorde de fantásticos 5 minutos, sem parar para respirar….hahaha.
Ingredientes:
500grs de polpa de açaí congelada
1 colher de sopa de extrato de guaraná (ou 3 de pó de guaraná dissolvido em água)
2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante em pó a gosto(experimente, para você pode ser menos)
3 bananas nanica picadas
1/2 banana nanica em rodelas bem finas
2 xícaras de morangos picados
4 colheres de sopa de granola com frutas e castanhas
Preparo: Descongele a polpa de açaí por 20 minutos, não é para derreter, é só para amolecer um pouquinho. Em um liquidificador ou mixer, bata a polpa do açaí com o guaraná, acrescente a banana picada e bata por mais 1 minuto. Passe para taças individuais. Enfeite cada uma das taças com as babanas em rodelas, os morangos picados e a granola. Sirva bem gelado, em ponto de frozen.
Rendimento: Um pote de polpa de 500grs rende 3 taças grandes de frozen.
Dica: Se quiser fazer suco de açaí, acrescente 1 copo de água filtrada à receita acima e elimine a etapa da decoração das taças.

Bom Apetite!!!

Fabiana Pinfildi

9 Comentários para “Frozen de Açaí com Banana e Morangos

  1. Fabi, que receita gostosa! Sou apaixonada por Açaí e confesso que acho que também já experimentei todas dessa cidade! hahaha
    Amei! E parece ser fácil mesmo de fazer…anotadíssima!!!!
    Beijocas!

  2. Fah!
    Amo açai…troco facin por até por uma fornada dipãodiquêjo…:D
    Que bom que ensinou…vou fazer aqui em casa tb…vou ver se acerto q nem vc, né?!
    Hum…fiquei até com água na boca…tá chovendo, mas o calorão não dá folga…:/
    Um bejim procê, tá?!
    da Vinni

  3. QUERO SABER COMO FAZER O AÇAI COM MORANGO, BANANA PRATA E PÓ DE GUARANÁ; MAS, TODOS OS IGREDIENTES NÃO ESTÃO EM POLPA E A DOSAGEM PARA FAZER 3.600 KILOS DE AÇAI. E VOU USAR O AÇUCAR MASCAVO TUDO NATURAL.

    • Conceição, na verdade não entendi muito bem sua pergunta, mas vamos lá. Para cada 1kg de açaí você pode usar 4 bananas maduras, ou 200g de morangos. Não costumo usar pó de guaraná no açaí que preparo em casa, então não sei te dizer a quantidade. A banana já adoça, então prove antes de adicionar o açúcar mascavo ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *