Fique de Olho! Alimentos que contêm glúten devem ter aviso sobre doença celíaca

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Foi decidido hoje pelo STJ que as embalagens de alimentos contendo glúten, como os derivados de trigo, cevada e aveia, precisam comunicar não apenas a presença da substância mas também informar sobre a doença celíaca, uma intolerância a essa proteína.
O tribunal afirmou ainda que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem como base o princípio da vulnerabilidade do consumidor e que informações claras, verdadeiras e precisas sobre o produto são obrigatórias. Na verdade, este princípio pode e deve ser aplicado a qualquer tipo de alimento comercializado.
A doença celíaca somente no Estado de São Paulo afeta 30% dos indivíduos, segundo a Associação de Celíacos do Brasil. Ainda segundo especialistas, a doença celíaca aparece, geralmente, nos três primeiros anos de vida, podendo também se manifestar na fase adulta.
Os celíacos, como são conhecidos os portadores da doença, não podem consumir alimentos que contenham glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada. Devem tomar cuidado especial ao escolher as bolachas, bolos, pães, macarrão, pizzas, cerveja, ou qualquer alimento que tenha em sua composição ou processo de fabricação o glúten. (Fonte: www.saudeesportiva.com.br).
Portanto, se você conhece alguém que tenha este tipo de intolerância fique de olho e faça as substituições ao cozinhar.

 

Fabiana Pinfildi

3 Comentários para “Fique de Olho! Alimentos que contêm glúten devem ter aviso sobre doença celíaca

  1. Fabi, to ligadona agora no nome…rs. Juro q não erro mais !!! Como vc disse, faço tantas visitas diariamente, q acabei trocando. Vou passar teu post para minha cunhada, ela é cilíaca, e ficou sabendo há pouco tempo.

    Bjokas, Dani :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *