Empanadas Argentinas Tradicionais

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esta receita tem um gostinho muito especial pra mim, pois as empanadas argentinas são um quitute muito apreciado por todos na minha família. São de fato deliciosas, com uma massa leve e fofinha e um recheio picante. A empanada é um dos pratos típicos da culinária portenha, e existem infinitas receitas para elas. Mas esta receita que lhes repasso eu retirei de um livro cuja autora é uma chef argentina, levemente modificada, já que a receita original utiliza gordura bovina na massa e eu troquei por manteiga. Além disso, como não tinha pimentão vermelho em casa, troquei por azeitonas verdes picadas, na mesma proporção e acrescentei mais 1 ovo cozido ao recheio. O livro é sensacional e se chama Para Comer com as Mãos, de Pía Fendrik.
Ingredientes:  
Para a massa
500g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal
1 ovo
1 colher de chá de sal
200ml de água em temperatura ambiente
Para o recheio
500g de carne bovina picada ou moída
4 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol
3 cebolas bem picadas
150g de azeitonas verdes sem caroço e picadas
1 colher de sopa de pimenta chilli em pó
2 colheres de chá de cominho em pó
2 ovos cozidos e picados
sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque a farinha em cima da mesa em forma de coroa, abrindo um buraco no meio. No centro do buraco coloque a manteiga derretida, mas não quente, o ovo e o sal. Comece a trabalhar a massa e acrescente a água aos poucos, até que a massa fique macia e lisa. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Estique a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em círculos de aproximadamente 14cm de diâmetro (você pode utilizar um copo de borda larga para cortar a massa). Em uma frigideira aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a carne e refogue até dourar, por mais ou menos 5 minutos. Acrescente as azeitonas verdes picadas e os ovos cozidos picados. Desligue, tempere com a pimenta chilli, o cominho e o sal. Aguarde até que o recheio esfrie para utilizá-lo nas massas. Sobre uma superfície enfarinhada umedeça as bordas com um pouquinho de água e recheie cada disco de massa bem no centro com duas colheres de sopa de recheio e feche-os em semicírculos, pressionando bem com as pontas dos dedos para não descolarem. Em seguida, faça pequenas dobras nas bordas para dar o efeito estético desejado. Eu fechei com a ponta de um garfo mesmo para ser mais rápido (na pressa uma delas até abriu um pouquinho). Por fim, pincele com uma gema de ovo batida com uma colher de chá de água filtrada e asse em temperatura moderada (180°C) por 20-25 minutos ou até que a massa fique dourada. Rende 18 empanadas.
Dica: Você pode variar o recheio com sabores da sua preferência utilizando a mesma massa.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Empanadas Argentinas Tradicionais

  1. Delícia Fabi!
    Aqui tam o Bar do Argentino que fazia empanadas maravilhosas, depois passou a ter só as carnes, uma pena..
    Receita na lista p/ fazer!!!
    Bjs

  2. Ai ai, dá até saudades de Buenos Aires!!! Bibi, elas ficaram lindas e perfeitas…mas estas estão bem longes dos meus dotes culinários…hahaha. Beijocas e parabéns. Maninha.

  3. adoro empanadas argentinas também. Uma parte da minha família é portenha e a receita dos meus familiares tem um 'plus' que faz muita diferença. Salpique açúcar cristal por cima da massa antes de levar ao forno. Fica uma delícia! beijos

  4. Obrigada por dividir esta receita, é muito boa mesmo. Já fiz duas vezes, uma com carne moida, cominho, azeitona e uvas passas e outra com frango e requeijão. A massa é bem maleável, perfeita para trabalhar!

    • Que bom que você gosta da receita Franciele. Eu uso esta massa para tudo quanto é tipo de salgado assado porque acho fácil, macia e saborosa ;)
      Beijos

  5. Quando preparo alguns pratos Especial no fim de semana em casa , a galera tem solicitado empanadas Portenha , vou fazer sua receita antes e testar e na oportunidade vou chamar os amigos para degustar esta empanada. obrigado
    Ameriquinho Master Cheff Internacional ( é o que eles falam kkkk )

  6. Olá!! Acabei de preparar 2 receitas de sua massa de empanadas. Preparei dois recheios de coxa de peru moída. Depois conto como ficou!!
    Obrigada por compartilhar a receita! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *