Crumble de Abacaxi, Ameixa e Nectarinas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Crumble é simplesmente uma das sobremesas mais fáceis de fazer. Tenho certeza que até as minhas amigas que pisam na cozinha só uma vez por dia – e para beber água – vão querer testá-la porque o sucesso é garantido. Trata-se de uma sobremesa de origem britânica que, além de fácil é muito versátil e se adapta ao friozinho do inverno ou ao calor escaldante quando servida em dupla com sorvete ou bem geladinha. Basicamente não existe segredo, basta seguir a receita e nenhum acidente ocorrerá. Se você não gostar de abacaxi, ameixa ou nectarina escolha uma fruta de sua preferência como base do crumble. A cobertura pode ser sempre a mesma.
Ingredientes:
Para a cobertura
100grs de manteiga sem sal levemente gelada
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de aveia em flocos finos
1/4 de xícara de granola ou outro cereal semelhante
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colherzinha de café de canela em pó
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de cravo-da-índia
1 pitada de sal
Para a base
6 fatias grossas de abacaxi cortadas em meias-luas grandes
2 nectarinas grandes lavadas, sem o caroço e cortadas em meias-luas grandes
6 ameixas pretas secas sem caroço
suco de 1/2 limão tahiti
1 colher de sopa de açúcar demerara orgânico
1/4 de xícara de água filtrada
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
1 tiquinho de manteiga para untar
Preparo: Em um refratário médio ajeite primeiro os pedaços de abacaxi. Por cima distribua os pedaços de nectarina e por último as ameixas, distribuindo-as uniformemente sobre as outras frutas. Polvilhe com o açúcar demerara, regue com o luco de limão e com a água. Reserve. Em uma tigela misture a manteiga em pequenos pedaços aos ingredientes secos, exceto a granola e as amêndoas. Vá misturando com as pontas dos dedos até formar uma farofinha. Distribua esta farofinha sobre as frutas e cubra com a granola e com as amêndoas (na foto 2 estou mostrando o crumble apenas com a metade da cobertura para verem como fica antes de ir ao forno). Leve ao forno médio pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos ou até que você perceba que a cobertura está marrom e o suco das frutas começando a borbulhar. Desligue o forno, e sirva quente ou leve à geladeira coberta com um filme plástico por duas horas antes de servir. Sirva acompanhado de sorvete ou sozinho em pequenos ramequins.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Crumble de Abacaxi, Ameixa e Nectarinas

  1. Feliz Ano Novo Fabiana!

    Aprecio muito crumble. E este esta com um ar irresistivel, optimo para perder os quilinhos que sempre ficam a mais das passadas semanas de festas. De uma olhadinha no que andei perdendo nas ultimas semanas e ja vi que e so coisas maravilhosas.

    Beijinhos

  2. Fabi,

    Arrasou!!! O crumble é o tipo de sobremesa q eu acho ótimo para fazer de última hora, de improviso. Basta uma fruta, castanhas, aveia….e pronto. A sua ta linda!

    Bjoca,
    Dani

  3. Fabi, crumble é uma coisa tão boa, mas é difícil de se ver como sobremesa em restaurantes….eu adoro, dá pra inventar muito recheio e muita casquinha. O seu está lindo. Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *