Antepasto Grelhado de Berinjela, Abobrinha e Pecã

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Gente, pensem numa coisinha deliciosa e muito fácil de fazer. Sabe naqueles dias que só temos vontade de beliscar alguma coisinha sem fazer uma refeição completa? Pois é, as vezes me dá isso, prefiro as comidinhas. Delícia comer com as mãos de forma distraída. Uma das coisas boas desta receitinha é que as verduras são grelhadas e por isso, magrinhas! Como hoje é sexta-feira e muitos gostam de receber amigos em casa no final de semana, pensei em publicar este antepasto como sugestão de petisco.
Ingredientes:
1 berinjela pequena em fatias bem finas
1 abobrinha pequena em fatias bem finas
1/2 xícara de noz pecã
2 colheres de sopa de tomates pelados amassados
2 colheres de sopa de azeite aromático de manjericão (o meu preferido)
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de molho tipo inglês
1 pitada de pimenta chilli desidratada
1 ramo de alecrim fresco
folhas de manjericão fresco
lascas de parmesão
Modo de Preparo: Algumas horas antes fatie a berinjela e disponha as fatias espalhadas sobre uma tábua. Cubra com as 2 colheres de chá de sal e um ramo de alecrim inteiro, cubra com um filme plástico e sobreponha com outra tábua ou latas para fazer peso sobre a berinjela. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas. Passado esse tempo, lave as fatias de berinjela em água corrente para tirar o sal e exprema bem as fatias com as mãos até que fiquem bem murchas. Esquente a grelha ou chapa. Espalhe a berinjela sobre a grelha e acrescente o azeite. Deixe 2 minutos e acomode-as em um canto da grelha. Fatie a abobrinha e junte à berinjela na grelha. Regue as abobrinhas com o shoyu, o molho inglês e as folhas de manjericão. Mexa as verduras na grelha por 3 minutos e acrescente as nozes picadas e inteiras. Passe as verduras para uma cumbuca, acrescente o purê de tomates pelados e misture bem. Com a ajuda de um descascador de legumes retire lascas do parmesão e salpique sobre o antepasto. Sirva acompanhado de torradas ou pão italiano.
Dica de Vinho: Aconselho um espumante brut bem gelado e borbulhante para acompanhar este petisquinho. Não tem erro, já que os espumantes podem acompanhar uma refeição completa, desde os aperitivos até a sobremesa.
Bon Apetit!
Fabiana Pinfildi

16 Comentários para “Antepasto Grelhado de Berinjela, Abobrinha e Pecã

  1. Adoro legumes, especialmente abobrinhas e beringelas. Noz pecã é difícil de encontrar aqui e estou sempre à espera que apareçam. Óptima sugestão :)

  2. Dei uam passeada no seu blog e achei bem maneiro! só tenho uma ressalva: com o curry, acho forte tem que ser usado com parcimônia, a minha ajudante aqui aprendeu a fazer batatas doces com curry e não quer outra vida!!
    bjs

    Maura

  3. Fabiana,

    Acabei de achar seu blog e estou maravilhada.
    O jeito que vc escreve e a maneira como apresenta
    as receitas (parece tão fácil). A-D-O-R-E-I!!
    Vai virar meu novo manual de cozinha.

    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *