Torta Crocante de Aspargos e Batata

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Oi pessoal, o Figos & Funghis está de férias, e por isso o ritmo estar um pouco mais lento. Estou de férias, descansando e curtindo uns diazinhos merecidos de praia, mas não me esqueci de vocês. Trago esta deliciosa torta como sugestão de lanche prático e gostoso para estes dias em que queremos descansar, queremos relaxar, mas continuamos desejando uma boa comida. É uma receita maravilhosa de mesmo nome que encontrei no livro de receitas do Jamie Oliver, levemente adaptada. É muito rápido de fazer, e o resultado é supreendente, confiram:
Ingredientes:
1 pacote de aspargos verdes frescos e lavados
5 quadrados de aproximadamente 25 x 30 cm de massa filo comprada congelada
3 ovos grandes
250 ml de creme de leite fresco
3 batatas médias cozidas
100grs de queijo meia cura ralado grosso
100grs de queijo tipo minas fresco ralado grosso
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 pitada de nós-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
 flor de sal a gosto
1 fio de azeite
Modo de Preparo:
Em uma tijela, amasse as batatas cozidas e reserve. Pegue outra tijela, bata os ovos manualmente e some o creme de leite. Junte a mistura dos ovos às batatas amassadas e adicione a nós-moscada, a pimenta-do-reino, a flor de sal e o azeite. Misture bem e acrescente os queijos ralados. Reserve. Derreta uma colher de sopa de manteiga no forno de microondas e coloque as 5 camadas de massa filo sobre um refratário quadrado de modo que as bordas sobrem aproximadamente 2 cm para fora. Entre as camadas de massa filo pincele um pouco de manteiga derretida. Preencha o refratário com a mistura de batatas e queijos. Em uma caçarola aqueça rapidamente os aspargos inteiros em uma colher de sopa de manteiga, apenas apare as bases dos aspargos antes de salteá-los na manteiga. Aguarde 2 minutos e desligue a panela. Arrume os aspargos inteiros sobre o creme de batatas e queijos e leve ao forno pré-aquecido em 200º por aproximadamente 20 minutos. Desligue o forno e sirva acompanhado de uma salada verde.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “Torta Crocante de Aspargos e Batata

  1. Fabi essa torta deve ser fantástica! Tem tudo que eu amo!!! Vou fazer quando achar aspargos bonitos (o que é bem difícil em Sorocaba).

    Quero desejar um maravilhoso 2010 para você e sua família!!!
    Bjs

  2. Vidrei nesta sua receitinha aqui :) Mas também adorei os vegetais grelhados que por acaso foram o meu almoço e jantar de ontem.

    Vim conhecer seu blog. Obrigada por ter passado lá no meu :) Sua filha de 4 patas é super lindona! Tem um olhar super exótico ;)

    Já te inclui no meu blogroll. Beijinhos de Portugal.

  3. Oieee Fabi, eu já assisti ao programa truques de oliver e ele fez essa receita, parece gostosa, vou tentar fazer!!!
    Amei seu blog, tem muitas comidinhas gostosas. Estou te seguindo e gostaria que vc seguisse o meu blog tb.
    Ah, vou postar sua receita no meu blog e vou indicar o seu para minhas amigas, posso?
    bjs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *