Rolinhos Vegetarianos com Pão Folha

segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Em casa minha mãe sempre comprou este pão árabe chamado de pão folha ou pão jornal. É bem leve, saboroso, muito versátil e com poucas calorias. Nos EUA e aqui no Brasil também este pão é conhecido ainda por Wrap, devido à sua maleabilidade, já que ele pode ser dobrado de qualquer jeito, ao gosto do cozinheiro. Sexta-feira à noite pra mim é dia de comida preguiçosa. Depois de trabalhar a semana toda, mesmo amando cozinhar, o que eu menos quero é passar muito tempo na cozinha. Quero curtir a família, o namorado, planejar o final de semana, viajar, enfim. Portanto, estes rolinhos foram a solução ideal, salvaram nossa noite e nossos estômagos. Você pode variar o recheio e colocar o que gostar mais, use sua critividade!
Ingredientes:
2 circunferências de pão folha cortadas em 4
8 fatias grossas de queijo branco fresco
1 abobrinha italiana cortada em cubinhos
2 tomates cortados em cubinhos
1 cebola cortada em meia lua em fatias muito finas
fio de azeite aromático de manjericão (utilizei o azeite Borges que ganhei naquele mini kit)
pimenta-verde moída na hora
pitada de sal
salsinha fresca picada
Preparo: Em um recipiente misture a abobrinha, os tomates, a cebola e tempere com o o azeite, a pimenta e o sal. Sobre cada parte de pão folha que estiver cortada disponha uma fatia de queijo branco perto de uma das bordas, mas com espaço para enrolar o recheio. Sobre cada fatia de queijo coloque duas colheres de sopa da mistura de abobrinha e tomates. Salpique com a salsinha fresca e enrole um a um. Após enrolar todos os rolinhos, posicione-os sobre uma assadeira antiaderente e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos em temperatura baixa. O forno deve estar pré-aquecido nesta temperatura 10 minutos antes de os rolinhos serem levados ao forno, para assarem por igual. Rende 8 rolinhos.
Dica: Se você não tiver pão folha árabe em casa ou tiver dificuldades em encontrá-lo no mercado, pode utilizar aqueles Wraps que são vendidos em pacotinhos também, mas eles tem a massa bem mais grossa do que deste aqui.
Dica 2: Você pode fazer mini rolinhos e servir em forma de aperitivo com 2 ou 3 tipos de molho (dips) à disposição ao lado deles. Poderia ser um pesto de manjericão, um barbecue e um agridoce por exemplo. Tenho certeza que seus convidados irão adorar.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “Rolinhos Vegetarianos com Pão Folha

  1. Este pão folha é sensacional, sabe q fazia este tipo de sanduíche com aquele pão árabe aberto, abria ele no meio e enrolava. Fica mto gostoso tbém. Até q um dia fui no municipal e encontrei o tal do pão folha. Não fiz ainda com ele, mas o seu tá sensacional!!!

    Bjão,
    Dani

  2. É, dá prá fazer com os WRAPS de saquinhos, mas o sabor fica diferente (prá pior).Muito apetitosos esses seus rolinhos, FAbi.
    E…quem tira as fotos? Suas fotos são maravilhosas, viu?
    bjão
    Gi

  3. Tati, a versão vegetariana é realmente uma delícia, fica bem levinho.
    Dani, o pão folha é super fininho, então fica muito bem nessas receitas de rolinhos, e ele não abre no forno.
    Gi, a maioria das fotos sou eu mesma que tiro, tive que aprender na marra, já que minha fotógrafa preferida, que é a minha irmã, não mora mais comigo.
    Bjokas e obrigada a todas pelas visitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *