Mini Tartes de Berinjela e Queijo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estas mini tartes (ou canapes) surgiram naquele dia de preguiça sem idéias, aí abri a geladeira e me deparei com berinjelas, queijo branco e pensei em fazer pizza, mas pizza ia demorar para fazer a massa, deixar descansando, enfim, muito trabalho para um dia de preguiça. Então resolvi fazer essas tortinhas no forno com base de…..pão integral. Isso mesmo gente. Uma alternativa muito simples para fazer tortinhas e lanchinhos sem ter que fazer a massa. O resultado além de ter ficado uma gracinha, ficou delicioso. Não é um charme mesmo? Ideal para fazer e receber os amigos com esta entradinha em forma de canapes. E o melhor de tudo isso: é light! Pode comer sem culpa nenhuma.
Ingredientes:
8 fatias de pão integral
1 berinjela grande fatiada em lâminas finas
1 queijo branco tipo minas fresco
azeite (utilizei o azeite de manjericão da marca Borges)
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
3 colheres de sopa de cream cheese light
8 colheres de sopa de molho de tomates pelados
sal a gosto
pimenta a gosto
molho inglês à gosto
Preparo: Com um rolo de macarrão amasse as fatias de pão integral. Com a ajuda de um cortador de massa ou um copo, corte as fatias em circulos (usei cortador em formato de flor). disponha todos os discos de pão em uma assadeira e inicie a montagem das tortinhas. Passe uma camada de cream cheese sobre cada pão. Sobre ele coloque uma fatia de berinjela. Regue com sal, tempere com azeite, gotas de molho inglês e salpique salsa e pimenta. Sobre as fatias de berinjela coloque uma fatia de queijo branco. Repita este processo mais 3 vezes acabando com uma fatia de berinjela no topo das tortinhas. Sobre cada tortinha já montada ponha uma colher de sopa de molho de tomates pelados (amassei os tomates junto com o suco apenas). Regue com um fiozinho de azeite, sal, e leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 15 minutos, ou até que perceba que as fatias de berinjela estão assadas e o queijo derretido. Retire do forno, salpique mais salsa picada e sirva imediatamente.
Dica: Caso pretenda substituir o queijo, procure utilizar outro queijo magro, pois estes são ideais para o tempo de forno das tortinhas sem que se desmanchem completamente. Os queijos amarelos derretem demais e comprometem o resultado final da receita.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Mini Tartes de Berinjela e Queijo

  1. Adorei esta sugestao. Super light, com uma apresentacao fantastica e deve ser uma delicia. E incrivel a quantidade de ideias fantasticas que tu tens.

    Beijinhos

  2. oi
    passei aqui e vi essas tartes e amei!
    no sábado já uma porção delas! ficaram deliciosas e leves!!
    em breve coloco no meu blog … bjo

  3. Pingback: Sugestão de petiscos para a ceia de Natal | Figos & Funghis

    • Patrícia, você pode deixar montada algumas horas antes, mas sem o tomate. Deixe para colocar o tomate no máximo 1 hora antes de colocar no forno porque eles soltam muita água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *