Comidinhas Natalinas – Salada Festiva

sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

Esta salada além de linda e saborosa vai ficar um charme na sua ceia de Natal, servida em uma bela travessa. É fácil de fazer e o seu diferencial está na combinação dos ingredientes. É incrível como o azedinho das folhas combinou super bem com o sabor marcante do queijo gorgonzola e o adocicado dos damascos. Para finalizar fiz um molho à base de mostarda e mel. No Natal da minha família deste ano já resolvi, a salada da ceia será esta. Adorei a combinação e achei super adequada para uma data festiva, já que sai um pouco da saladinha comum do dia a dia. Indico o teste para quem ainda não decidiu a salada da ceia.
Ingredientes (para uma salada pequena):
2 pezinhos de alface frisé orgânica
1 pezinho de rúcula orgânica
100grs de queijo gorgonzola (ou blue cheese) esfarelado grosseiramente
10 damascos picados
1 xícara de chá de nozes tipo pecã, grosseiramente picadas
Para o molho:
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de sal
gotas de molho inglês
Preparo: Lave muito bem as folhas e inicie a montagem sobre o recipiente escolhido mesclando a alface frisé e a rúcula. Pique os damascos em tiras e salpique sobre as folhas. Esfarele com as mãos o queijo gorgonzola de modo que os pedaços fiquem irregulares. Salpique sobre a salada. Finalize com as nozes colocando algumas inteiras e outras picadas, também de forma irregular. Reserve. Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes até formar um creme encorpado e homogêneo. Decida se prefere servir a salada já com o molho por cima ou se servirá o molho à parte.
Dica: Não regue a salada com o molho antes de levar à mesa, pois as folhas murcharão e a salada perderá o frescor.
Dica 2: Aumente proporcionalmente a quantidade dos ingredientes de acordo com o número de pessoas convidadas para o jantar, ou opte por servir a salada em ramequins individuais, que também é um charme.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

5 Comentários para “Comidinhas Natalinas – Salada Festiva

  1. Que linda salada! Ótima idéia!!!
    Eu adoro essa alface, mas só acho numa quitanda que fica do outro lado da cidade!
    Acho que amanhã vou dar um pulo lá!Fiquei com vontade!
    Bjs

  2. Amei a salada Fabi, esta vai estar na minha ceia, com certeza! Ontem mesmo estava pensando em uma saladinha q tivesse nozes, ou castanhas… :D

    Bjus,
    Dani

  3. Aqui é frio no Natal. Comemos legumes mas são cozidos. Não fazemos salada cá em casa mas essa tem muito bom aspecto. Fica linda numa mesa :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *