Bolo Aromático de Natal

quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Quem acompanha o blog já sabe que o meu forte não são os doces, fato. Mas eu ando nesta inspiração de fazer receitas natalinas para postar aqui pra vocês. Então, para começar esta sessão de Comidinhas Natalinas que vou colocar aqui ao longo do mês de Dezembro, escolhi uma receita do livro de receitas herdado da minha avó materna (ela ainda é viva, e como é viva por sinal! mas já não passa mais horas na cozinha como há tempos atrás e me presenteou com o seu livro pessoal de receitas). Esta receita estava no livro dela como “Bolo de Moça”.
Quando li não entendi o porque do nome, mas depois de pronto o bolo compreendi bem o motivo: o bolo é lindo, é perfumado e cheio de coisinhas deliciosas, deve se chamar bolo de moça porque devia conquistar muitos mocinhos naquele tempo…hahaha. Mas apesar do nome do bolo ser este no livro, todos os anos minha avó faz este bolo no natal, então para nós da família este bolo se chama Bolo de Natal. Quando ele está no forno a casa já se enche do perfume delicioso que ele exala, e cresce lindamente. Gente, falando sério, seríssimo: nunca vi uma receita de massa tão linda, tão macia e tão saborosa. Foi o primeiro bolo lindo que fiz na minha vida toda até hoje, e acho que nunca mais vou testar outra massa, vou apenas trocar os ingredientes e usar sempre a mesma base. Façam e comprovem.
Ingredientes:

3 ovos inteiros mal batidos
11 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol
2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
½ xícara de chá de leite de soja sabor baunilha (a receita original é com leite de vaca mesmo)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de nozes picadas (noz pecã nacional)
1 xícara de chá de uvas passas ou 1 rama grande debulhada
½ xícara de chá de ameixa seca picada
3 maçãs médias cortadas com a casca e sem sementes
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de gengibre ralado (opcional)

Preparo: Bata os ovos manualmente com a ajuda de um garfo ou fouet e acrescente o óleo, o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó, a essência de baunilha, o leite de soja, o mel, o fermento e o bicarbonato. Misture bem até tornar-se um creme líquido e homogêneo. Reserve. Em outra tigela misture as maçãs, as ameixas, as uvas passas e as nozes picadas. Polvilhe 1 colher de sopa de farinha de trigo sobre as frutas e misture bem com as mãos. Junte essa mistura à massa e misture bem. Passe a massa do bolo para uma forma retangular untada com óleo de canola e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 1 hora e quinze minutos. Espere esfriar para desenformar. Enfeite com canela em pau, maçã e nozes se for colocar na sua mesa de doces da ceia.
Feliz Natal!
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “Bolo Aromático de Natal

  1. Olá Fabi,

    Salivei com esse bolo….será que no lugar da maçã posso colocar frutas cristalizadas? Quero fazer esse bolo fim de semana! beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *