Bifum Oriental

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Para quem não conhece ou nunca fez em casa, o bifum é um tipo de macarrão de arroz muito usado na culinária oriental e na cozinha thailandesa, que eu amo. É uma massinha muito delicada e de sabor bem sutil, mas que fica deliciosa se preparada com legumes, carnes ou frango, e no meu caso, com muito curry! Esta receita aqui é da minha sogra, com pequenas adaptações. Ela sempre faz na casa dela e eu fiquei fã mesmo. Agora sempre compro e faço em casa também. É mais uma daquelas receitas “intermináveis, cansativas, demoradas e que vai exigir toooodo o seu tempo precioso”. Ops, brincadeirinha. É super rápido de preparar e o resultado é realmente viciante, duvido que consigam parar de comer até que vejam o fim da tijela. Eu garanto!
Ingredientes:
300grs de bifum (encontra-se em alguns supermercados mas é muito mais barato em lojas orientais)
3 cebolas grandes cortadas em pétalas
2 cenouras raladas em fio (no descascador de legumes)
3 ovos brancos grandes
1 xícara de flores de brócolis (sim, apenas as flores)
1/2 xícara de cogumelos paris fatiados
2 colheres de chá bem cheias de curry em pó
1 colher de café de pimenta calabresa
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de sopa de óleo de amendoim
1 colher de chá de óleo de canola
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de cebolinha picada finamente
shoyu a gosto
sal a gosto (apenas para os ovos)
Preparo: Em uma espagueteira coloque a água para ferver. Enquanto isso inicie o preparo do molho. Aqueça uma colher de sopa de manteiga em uma panela média. Acrescente toda a cebola e deixe cozinhando até caramelizar. Acrescente o curry, a pimenta calabresa, o óleo de amendoim e o gengibre ralado. Abaixe o fogo e em outra panela faça os ovos mexidos em uma colher de chá de óleo de canola. Quebre todos os ovos e deixe cozinhar um minutinho antes de mexer, para formar gruminhos maiores. Dose o sal e desligue. Volte à panela do molho, acrescente as flores de brócolis, as cenouras, o cogumelo, a cebolinha e deixe apenas abafar durante 1 minuto em fogo bem baixo (a idéia é que os legumes, com exceção da cebola, fiquem bem al dente). Desligue e tampe. Enquanto isso a água da espagueteira já estará fervendo. Desligue a água fervente e mergulhe o bifum nela deixando-o imerso por apenas 1 minuto (não deixe passar disso senão ele ficará muito mole). Escorra a água do bifum, passe-o para uma tijela grande e por cima coloque o molho da panela. Acrescente os ovos mexidos e misture muito bem com a ajuda de um garfo. Acrescente um fiozinho de molho shoyu e sirva. Rende aproximadamente 5 porções.
Dica: Não adicione sal ao bifum, pois o curry somado ao shoyu já é bastante salgado. O curry é um tempero picante e bem forte, portanto se não gostar muito deste tempero coloque menos do que a medida indicada, é que eu gosto de muita pimenta e curry neste prato. Se não gostar de pimenta, dispense o uso da pimenta calabresa e diminua a quantidade de gengibre.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Bifum Oriental

  1. Mais uma receita perfeita. Menina talentosa essa!!
    Meu niver foi dia 05, amore! Mas não tem problema, sinto-me parabenizada, viu?

    bjsssss

    Adorocê

    Gi

  2. Estava procurando receitas para usar um pacote de bifun que eu comprei e cai no seu blog. Adorei! Parabens! Já adicionei no meu Google reader!

  3. Nossa, eu fiz hoje essa receita! Ficou tão boa que eu acabei fazendo de novo no mesmo dia! Realmente é viciante e como está aí na sua receita dá certinho! Eu só coloquei repolho também cortado em tirinhas! Muito muito bom!
    Bjs,

  4. Eu simplesmente amo bifum, e sempre peço no delivery pra entregar na minha casa, mas quando guardo na geladeira as sobras porque não consigo comer tudo, ele fica com aparência feia e bem duro. Li sua receita de como cozinhá-lo e peguei o bifum que eu tinha na geladeira e mergulhei em água fervente. Resultado: ficou uma delícia e bem soltinho, uhuuuuu!!! Acrescentei tomate seco e champignon.

  5. Pingback: Bifum Oriental | receitaquedeucerto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *