Batatas Assadas com Alho e Ervas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Estas batatas são muito fáceis de fazer, e não exigem nenhum conhecimento profundo sobre a culinária, muito pelo contrário, mas são ótima saída para aquele lanchinho rápido. Sou suspeita, pois amo batatas em qualquer estilo, porque apesar de ser um dos carboidratos mais calóricos na minha opinião está entre os mais saborosos também. Batatas são ótimas assadas, cozidas, em purê, tortas, saladas, enfim, é muito versátil sempre. Anote esta dica sobre assar batatas e depois disso use sua criatividade para criar os recheios.
Ingredientes:
4 batatas tipo inglesas, grandes
4 quadrados de papel alumínio
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
fiozinho de azeite
sal a gosto
pimenta-do-reino ou calabresa a gosto
10 dentes de alho com casca
Preparo: Lave bem todas as batatas, seque-as e embrulhe-as uma a uma com a casca nos quadrados de alumínio. Arrume as batatas sobre uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200° por aproximadamente 30 minutos, virando-as de lado na metade do tempo de cozimento. Retire as batatas do forno e abaixe a temperatura para 180°. Desembrulhe as batatas e retorne à assadeira juntamente com os dentes de alho inteiros com as cascas. Asse por mais 15 minutos, virando as batatas de lado no meio do cozimento. Retire as batatas e desligue o forno. Espere alguns segundos e com a ajuda de um garfo (para não queimar as maõs) e uma faca, faça um corte longitudinal nas batatas. Espete o garfo no centro das batatas e gire-o, formando pequenas cavidades na polpa, de ambos os lados. Imediatamente coloque uma colher de sopa de manteiga dentro de cada batata e feche-as com um palito de dentes (ou segure as extremidades) até que a manteiga esteja derretida. Abra as batatas, acrescente um pouco de cada erva, sal, pimenta e azeite. Por fim, descasque os dentes de alho, e amasse-os com um garfo (estarão derretidos, como um purê, incrivelmente simples e deliciosos!), arrumando-os logo em seguida sobre o recheio das batatas. Regue com um fiozinho de azeite e sirva com carne ou salada.

Dica: Neste Natal vou fazer esta mesma receita com as batatas bolinha e serví-las em forma de canapes com o cream cheese acrescido ao recheio acima. Ficam bem charmosinhas e agradam a todos.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

3 Comentários para “Batatas Assadas com Alho e Ervas

  1. Oi Fabi, as batatinhas bolinhas já estão aqui esperando o dia de dia pro forno!
    Essa batata assada é mesmo uma delícia! Gosto dela assim, mas simples, para sentir o gosto da batata mesmo!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *