Torta Cremosa de Bacalhau

sábado, 14 de novembro de 2009

Sabem aquelas postas de bacalhau que usei em lascas para fazer o Spaghetti ao Alho e Óleo? Pois é, de onde vieram aquelas ainda sobraram, e eu fiz outra receita muito deliciosa com elas. Uma torta cremosa feita em camadas e coberta com massa folhada. Mais uma receita improvisada que deu muito certo, e ficou deliciosa. Anotem a receita e façam quando tiverem oportunidade, mais uma daquelas rápidas e fáceis, sem segredos. Pode ser servida também em pequenos ramequins como entrada em um jantar, acompanhada de uma saladinha verde, ficam lindas e charmosas.
Ingredientes:
Para a massa de batatas:
3 batatas grandes cozidas e amassadas
2 colheres de sopa de leite desnatado
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola batidinha (ou processada)
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta verde seca e moída na hora
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
Misturar todos os ingredientes e reservar.
Para a montagem da torta:
1 círculo de massa folhada pronta e descongelada aberta bem fina e que cubra todo o recipiente (2 dedos maior que a circunferência do recipiente – no meu caso era redondo, o seu pode ser quadrado, então a massa será quadrada também)
2 postas de bacalhau cozido e dessalgado em lascas ou desfiadas
1 pimentão vermelho sem sementes em fatias finíssimas temperadas com sal e azeite
2 colheres de sopa de queijo cremoso (usei requeijão cremoso light)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 gema batida com 1 colher de sopa de leite para pincelar
                                         
Modo de preparo: Em um recipiente de cerâmica (ou em pequenos ramequins) inicie a montagem da torta forrando o fundo com a massa de batatas com mais ou menos 2 dedos de altura do fundo. Cubra com as fatias de pimentão vermelho temperadas. Acomode as lascas de bacalhau sobre os pimentões. Coloque o queijo cremoso sobre o bacalhau e feche o recipiente com a massa folhada já aberta bem fina. Deve sobrar uma borda da massa, que você deverá colar nas bordas do recipiente, por fora mesmo, como uma tampa. Ela deve ser fina para assar por igual, senão as bordas assam demais e o centro permanece crú. Pincele a massa com a mistura da gema e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa esteja dourada por igual. Sirva bem quente, e quando levada à mesa, quebre a casquinha e com um garfo puxe delicadamente a massa de batata do fundo. Todo o recheio irá se misturar e ficará cremoso por igual. Regue com azeite e acompanhe com salada verde ou arroz branco. (Coma a casquinha também, ela fica deliciosa).
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

5 Comentários para “Torta Cremosa de Bacalhau

  1. Que chique Fabi!

    Eu nunca usei massa folhada. Mas seus posts estão me incentivando a começar.

    Ah, estou planejando um post sobre gatos e gravidez. Loguinho vai sair. Mas pra adiantar a sua segunda opção está mais próxima da verdade :)

    Bjos e Prrrrr pra vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *