Spaghetti ao Alho e Óleo com Brócolis e Lascas de Bacalhau

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bom, para quem já é frequentador daqui sabe que eu gosto de pesquisar “a fundo” (leia-se dois ou 3 sites e algum livro) a origem e a história dos alimentos e ingredientes das receitas que preparo, então devo dizer que: o spaghetti é uma das massas mais consumidas no mundo, e segundo a wikipedia, “espaguete ou esparguete é um tipo de massa cilíndrica, compacta, longa e fina. O nome é um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda. Há vários tipos de espaguete conforme o seu diâmetro (spaghettone, spaghettino, capellini, vermiceli, vermicelloni). Diz-se que cada italiano consome cerca de 30 quilos anuais de massas, enquanto que no Brasil esse consumo é da ordem de apenas 5,7 quilos /ano.”
E pasmem: o spaghetti foi inventado pelos (italianos, óbvio??? nãaaao!) CHINESES, isso mesmo, alguns estudiosos pesquisaram a fundo a história do surgimento desta massinha tão versátil e que possui tantos fãs pelo mundo, e descobriram que antes dos árabes e antes dos italianos, os chineses já haviam criado o percursor do spaghetti, feito originariamente de milheto. Confiram na Wikipédia a história completa, é bem bacana. No meu caso, o spaghetti é a massa mais estocada aqui em casa, não que seja a minha preferida, mas digamos que é uma das preferidas em razão das infinitas possibilidades de combinação de molhos. No almoço de sábado minha tia fez um bacalhau ao murro divino (especialidade da Tia Rê que um dia posto aqui, prometo!) e eu estava com desejos de spaghetti alho e óleo, o namorido ama brócolis em qualquer textura, combinação e quantidade e me pediu para incluí-lo no alho e óleo, então resolvi unir o útil ao agradável: fiz um molho alho e óleo básico (com azeite extravirgem de boa qualidade – usei o Azeite Borges) com brócolis, peguei duas postas grandes de bacalhau daquelas que ainda não estavam prontas (apenas desslagadas e assadas) e cortei-as em lascas grandes e suculentas. Arrumei sobre o spaghetti e finalizei com amêndoas doces laminadas e manjericão com pimenta calabresa. Ficou muito bom, matei minha vontade e tirei uma foto pra vocês. E fica o conselho, o improviso vale muito à pena! Para aquelas que não dispensam as medidas corretas, segue a listinha dos ingredientes abaixo:
Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo spaghetti grano duro cozido conforme instruções da embalagem
1 maço de brócolis tipo ninja cozidos no vapor
1 xícara de azeite extravirgem de boa qualidade (não deixe ferver, apenas aqueça junto com o alho, até começarem a dourar)
6 dentes de alho picados
2 postas de bacalhau dessalgado e cozido ou assado em lascas grandes
2 colheres de sopa de amêndoas doces laminadas
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada
sal a gosto (cuidado com o sal pois o bacalhau já é salgadinho)
folhas de manjericão fresco
1 raminho de manjericão para enfeitar
Dica: Tome cuidado ao dourar o alho, pois ainda após o desligamento do fogo, o azeite estará quente e o alho continuará cozinhando. Portanto, assim que o alho começar a ficar amarelinho desligue o fogo e misture com a massa.
Dica 2: Quando faço um molho com a base alho e óleo depois de pronto o molho e cozida a massa, despejo a massa dentro da panela do molho, em vez de derramar o molho sobre a massa no recipiente. Desta forma, a massa absorverá melhor o molho que estará espalhado por toda a panela. Neste caso, já na panela do molho acrescente o brócolis cozido al dente no vapor, as lascas do bacalhau, a massa e as amêndoas. Misture bem, passe para o recipiente de servir, acrescente as folhinhas de manjericão, enfeite com um raminho no centro e sirva. Rende 6 porções bem servidas ou 8 para pessoas normais (hahahaha).
Vinho?? Preciso recomendar novamente o vinho português Casal Garcia verde beeeem geladinho, é imperdível, e com este calor que tem feito vocês o “verão” bastante por aqui!
Bom Apetite!!!
Fabiana Pinfildi

10 Comentários para “Spaghetti ao Alho e Óleo com Brócolis e Lascas de Bacalhau

  1. Fabizinha!
    Aqui em casa tem dias que so o spaghetti alho & oleo – mas uso manteiga e nao mudo o nome – salva! Adorei a ideia do brocolis e do bacalhau!
    Bjs

  2. Nossaaaaaa meu!!!!!
    Eu já andava com vontade de bacalhau, depois dessa receita, terei que providenciar URGENTE para matar a minha vontade.. rs.. o legal é que eu entrei em dieta nessa semana… humpf… =/
    Bjos!!!

  3. Essa do spaghetti ter sido inventado pelos Chineses eu sabia, loucura né?

    Menina, eu sou louca por massa ao Alho e Óleo! Infelizmente aqui em casa tenho um problema gastronômico: "meu marido" kkkkk…. ele até come para me deixar feliz, mas não gosta.
    O negócio dele é molho ao sugo com parmesão e só.
    Difícil!!!

    Essa combinação parece maravilhosa. Adoro bacalhau com brócolis!

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *