Kibe Assado com Caldinha de Pistaches Caramelizados – Cozinha Árabe 3

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como eu já mencionei aqui algumas vezes, sou descendente de libaneses por parte de pai, minha bisavó, D. Marron veio em um navio fugida da guerra do Líbano e desde então passou toda sua cultura culinária para as mulheres da família. Minha mãe me ensinou a fazer este kibe assado, receita simples, sem segredos, mas muito muito saborosa mesmo. Eu apenas incrementei com a caldinha de pistaches, um teste que fiz um dia e acabou dando certo. Não é que combinou? Segue a receita:
Ingredientes:
400grs de carne bovina moída (usei patinho)
1 e 1/2 xícara de trigo para kibe hidratado
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho amassados
folhas de hortelã picadas
1 fio de azeite
1 pitada de cominho
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de pimenta síria
1 pitadinha de canela em pó
sal a gosto
Para a calda:
1/2 xícara de pistaches sem casca e sem sal
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de açúcar
sal a gosto
Modo de Preparo: Em uma tigela misture a carne e o trigo. Acrescente a cebola, o alho, a hortelã, as pimentas, o cominho, a canela em pó e o sal. Regue com um fio de azeite e amasse bem com as mãos até dar liga. Passe o kibe para uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 200° por aproximadamente 20 minutos, ou até que o kibe fique dourado. Na etapa final, se o seu forno possuir dourador você poderá colocar nesta função nos últimos 5 minutos do cozimento.
Para a calda: Enquanto o kibe estiver quase assado inicie o preparo da calda de pistaches. Em uma frigideira derrata a manteiga e acrescente o açúcar. Coloque os pistaches e mexa até a calda engrossar. Quando começar a levantar fervura desligue e dose o sal. Retire o kibe do forno e derrame sobre ele a caldinha de pistaches ainda quente. Rende aproximadamente 8 porções.
Dica: Caso queira que o seu kibe fique desenhado (quadriculado por exemplo), antes de levá-lo ao forno faça os cortes que desejar com uma faca. Depois de assado os cortes irão se destacar.
Dica 2: Sirva acompanhado de uma salada bem refrescante, como o tabule por exemplo, outra receita árabe muito gostosa e bem fácil de preparar, que também já foi publicada AQUI.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “Kibe Assado com Caldinha de Pistaches Caramelizados – Cozinha Árabe 3

  1. Fabiana, linda a historia da sua familia!!

    Adorei a receita! Há tempos estou com vontade de fazer quibe assado. E essa caldinha? hum…show de bola!

    Bjos

  2. Adorei a D. Marron – que coisa mais linda… :-) Amo kibe e esta caldinha de pistaches deve mesmo dar o toque especial. Porém, o que me cativou mesmo foi aquela salada de grão-de-bico liiiinda lá embaixo. Um beijo Fabi!

  3. Fabiana, depois que aprendi a fazer no micro-ondas, não faço de outro jeito. Já publiquei, inclusive.
    A hortelã é imprescindível! Bom demais.
    Com pistache deve ter ficado excelente.
    Bjs.

  4. Fabiana, simplesmente eu ameiiiii, porque eu adoro Kibe assado, mais nunca fiz com está calda, vou experimentar, às vezes eu só coloco cebolas caramelizadas, e fica uma delícia, foge um pouco, mais eu gosto do agridoce. Amiga, desculpe, que entrei sem bater, eu já te sigo há tempo e, como voce deixa a porta sempre aberto, vira e mexe eu apareço. Sempre gostei do teu blog, e, aproveitando a passadinha por aqui, quero te convidar para ser um cristal de, "coisasdecristal" para se tornar um cristalzinho e ser energizada, pela energia positiva do meu blog, dá uma espiadinha lá, ele tá cheiinho de NOVI.

    Tenha uma boa semana
    bjs cristalinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *