Estrelinhas-Tarteletes de Maçã, Pêra e Canela

quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Fazia tempo que eu andava querendo comprar um pacote de massa folhada e deixar a imaginação fluir, tentando criar algumas coisinhas diferentes, pequeninas e bonitinhas. Hoje me deu vontade de fazer mini tarteletes doces. Utilizei cortadores de estrelinha e a receita facílima tornou-se um verdadeiro charme, de tão bonitinhas que ficaram. Achei tão fofas que tirei várias fotos! Outra coisa boa desta receita: levei apenas 10 minutinhos para preparar, quase um intervalo do seu programa preferido na TV.  Além disso é super levinha, nada daqueles cremes gordos ou quilos de açúcar. Então vamos à receita?
Ingredientes:
12 estrelinhas (ou outro formato se preferir) de massa folhada laminada
1/2 pêra grande e suculenta cortada em cubinhos miúdos
1/2 maçã pequena suculenta cortada em cubinhos miúdos
suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite desnatado
1 colher de chá de açúcar refinado para finalizar
pedaços de canela em pau para enfeitar (opcional)
Prepare assim: Para a montagem: Descongele a massa folhada conforme as instruções da embalagem. Após o descongelamento corte um pedaço da massa calculando as 12 estrelinhas e em uma superfície lisa abra com um rolo de macarrão (única parte mais “técnica” da receita, ok?) Corte 12 estrelinhas utilizando um cortador. Pressione o cortador sobre a massa e dê uma leve giradinha para separá-la dos “retalhos” de massa. Em um prato monte as tarteletes. Coloque uma estrelinha sobre o prato, pincele um pouco da gema batida com o leite e cole outra estrelinha por cima, unindo as pontas. Repita o processo mais uma vez de modo que fiquem 3 estrelinhas coladas uma à outra. Usando o dedo polegar, pressione o centro das estrelinhas formando um buraquinho. Deixe apenas as bordas, e preencha os buraquinhos com esta cobertura aqui: Em uma cumbuca, misture a pêra picada, a maçã picada, o açúcar mascavo, o suco de limão, o mel e a canela. Mexa bem. Com o auxílio de uma colher de chá, preencha todas as estrelinhas, pincele a borda de todas elas com a mistura de gema e leite desnatado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 10 minutos, ou até que estejam douradas. Retire do forno, polvilhe açúcar refinado sobre as estrelinhas, decore com pedaços de canela em pau e sirva.
Dica: Se sobrar cobertura das suas tarteletes (a minha sobrou) coloque em uma caçarola, esquente até o açúcar mascavo derreter e formar uma calda. Tire aquele sorvete que está esquecido na geladeira e veja o quanto é bom derramar a caldinha quente sobre ele!!! Hummm, você pode degustar o sorvete junto com as estrelinhas :)
Voilà!!!
Fabiana Pinfildi

5 Comentários para “Estrelinhas-Tarteletes de Maçã, Pêra e Canela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *