Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Amo comida caipira, comida de fazenda, me recordam do interior, minha casinha de coração, onde passei uma infância e adolescência muito felizes. Uma das minhas comidinhas caipiras preferida é o cuscuz de milho. Pode ser vegetariano, apenas com milho verde, queijos, tomates, ou incluindo alguma carne, no caso usei peito de frango desfiado. E para completar o cenário de recordações, o mini refratário retangular da foto era da minha bisavó materna, Vó Lena. Delícia de receita, e não foge da proposta rápida/fácil. Só não posso dizer que é light, senão não estaria sendo honesta. Mas olha, vale a fugidinha da dieta.
Ingredientes:
1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele picados
2 dentes de alho triturados
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de milho
1 xícara de leite
2 espigas de milho verde, debulhadas (as mais práticas podem usar o de lata mesmo, também é bom)
1 folha de louro
1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
queijo meia cura ralado grosso para gratinar
fiozinho de azeite
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
Preparo: Em uma caçarola refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o milho verde, o tomate e o peito de frango desfiado. Cozinhe até o tomate começar a derreter. Incorpore metade da medida de leite indicada. Acrescente a folha de louro e metade da salsinha picada. Acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Acrescente o restante do leite. A consistência é a de mingau, se precisar acrescente mais leite. Tempere com sal e pimenta e passe o cuscuz para um refratário. Cubra com o queijo meia cura ralado e as azeitonas pretas picadas. Regue com azeite. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, polvilhe o restante da salsinha picada e sirva bem quente. Pode acompanhar uma salada, legumes cozidos ao vapor e arroz branco.
Hummmm, bom apetite!
Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango

  1. Vim agradecer sua visita e seu comentário no meu blog, e aproveitei para dar uma espiadinha.
    E claro, que fui direto para os doces…rs..rs..
    me apaixonei!
    Volto com mais tempo, para pegar algumas recietas.
    bjs

  2. Olá!! Vim agradecer a sua visita lá no Tangerina e conhecer o seu blog :) Adorei e vou virar freguesa, até já fiz um link lá no meu ;)

    Beijinhos,
    Carlota

  3. Bibi, voltei nesta receita para dizer que enquanto vc viajava fizemos esta receita no dia do jogo do Brasil e Costa do Marfim, trocamos o frango por atum em pedaços (era o que tinha na casa da Cal…rsrs), trocamos as espigas de milho por milho em lata (vc vai nos matar né…rsrsr, mas é mais fácil…rsrs) e acrescentamos palmito na receita. Ficou uma DELÍCIA!!! Nunca tinha comido cuscuz de atum, mas ficou muuuuito bom!!! Tentem!!! Beijos, Juli Pinfildi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *