Brigadeiro de Damascos com Farofinha de Pistaches

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Eu estava com uma vontade esses dias de comer brigadeiro, mas não o brigadeiro tradicional, de chocolate, queria inventar um pouquinho, arriscar (afinal de contas os doces NÃO são o meu forte) e tinha alguns damascos em casa dando sopa. Não tive dúvidas, o sabor do brigadeiro estava decidido. Olha, se eu contar pra vocês que ficou divinamente divino, DOS DEUSES mesmo, vocês podem até achar que eu estou sendo esnobe, mas é sério gente, só comendo pra saber. É a combinação perfeita: o docinho do leite condensado e o azedinho do damasco. Como sobraram pistaches da receita do kibe, resolvi incrementar os copinhos de brigadeiro com uma farofinha de pistaches, equilíbrio e combinação perfeitos. Fica tão charmoso e é tão fácil de fazer que pode inclusive ser servido de sobremesa na ceia de Natal na mesa de doces. Façam e dêem nova cara ao brigadeiro tradicional, recomendo!
Ingredientes:
1 lata de leite condensado light (usei light para diminuir o peso na consciência)
100grs de damascos secos picados bem miúdo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de água
Pistaches triturados para finalizar
Modo de Preparo: Em uma caçarola coloque as 2 colheres de sopa de água e os damascos picados. Deixe cozinhar em fogo baixo até quase virar uma geléia. Enquanto isso, em outra panela (de preferência anti aderente) derreta a manteiga e acrescente o leite condensado. Mexa sem parar em fogo baixo. Quando o leite condensado começar a engrossar, incorpore os damascos cozidos e mexa bem. Continue mexendo até obter o ponto de brigadeiro, que é quando você enxerga o fundo da panela. Desligue, espere o brigadeiro esfriar, distribua-o em mini copos e sobre cada brigadeiro coloque um pouco da farofinha de pistaches. É para comer de colherzinha mesmo, ok?
Bom proveito!
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Brigadeiro de Damascos com Farofinha de Pistaches

  1. Fabi, fiquei doida com esse post! Eu quase não como chocolate, sabe? Não me apetece… mas ADORO damascos! Vou testar sua invenção!
    Bjs

  2. Fabi, você tá muito chique!
    Chef das boas!
    Adorei a receita.

    Ah, que linda a Tiffany! Muito fofa! Ela tem cara de ser bem exigente. (Que gato não é? rsrsrs).

    Bjos

  3. Olá!!!

    Na hora que eu olhei o título da receita já senti a lombriga brotar aqui dentro..não deu outra – fui correndo fazer o brigadeiro e ficou maravilhoso! Amo damascos e brigadeiro então…nem se fala. rs

    Obrigada pela ótima dica!

  4. Pingback: Medalhão de mignon com brie e damascos | Figos & Funghis

    • Olá Mauro, eu digo que concordo com você! Este brigadeiro é o meu preferido de todos que já fiz até hoje, adoro o azedinho do damasco na massa doce do brigadeiro e a crocância do pistache. Beijos!

  5. A mistura de leite condensado com damasco é uma delícia mesmo, agora misturado com pistache… humm deve ter ficado muito bom! Super ideia.
    Ah, e não acho que doce não é o seu forte, pois aquela sobremesa com cerejas que você postou no meu blog alem de LINDA deve ter ficado D+

    • Queria saber o nome de quem escreveu este comentário dizendo que discorda que doces não são meu forte. Adorei o elogio!!! Hahahaha. Beijokas!

    • Adri, vou te dizer que a combinação de damascos com pistache é uma das minhas top 10, eu simplesmente amo, tanto em pratos salgados quanto doces. E no brigadeiro é irresistível né?! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *