Bolo Vegan de Bananas e Blueberries

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Esta receita foi um desafio pra mim. Retirei de um site que só tem receitas vegetarianas, totalmente VEGAN mesmo. Para terem idéia, é um bolo bem diferente, não leva leite de vaca e tampouco ovos, a massa é mais consistente, mais encorpada. Mais parecida com pão do que com bolo, mas é bem gostoso. Nutritivo sem dúvida nenhuma. Fiz com bananas e blueberries (também chamadas por aqui de mirtilos), essas lindas frutinhas azuis que estão ao lado do bolo. Adoro essas frutinhas, quem me conhece sabe muito bem. Acontece que essa frutinha não é só bonitinha e colorida, ela é também cheia de nutrientes. São originárias do Canadá e EUA, mas encontra-se por aqui em alguns grandes mercados (com um preço salgadinho as vezes). “As blueberries são reconhecidas por conterem uma riquíssima qualidade de componentes químicos e vitaminas.
O mais importante são os anti-oxidantes, ou flavonóides. As blueberries contêm o dobro da quantidade de anti-oxidantes presentes no espinafre, e o triplo em relação às laranjas. Estes anti-oxidantes, chamados antocianinos, são na verdade o pigmento responsável pela cor distinta das blueberries, e neutralizam os radicais-livres, que ao envelhecermos, danificam nossas células e tecidos. Se não houvesse controle quanto aos radicais-livres, os danos seriam ainda maiores para a saúde com muitos mais casos de cataratas, glaucomas, varizes, doenças do coração e mesmo câncer. Os antocianinos também aumentam os efeitos da vitamina C, e ajudam na redução do “esforço” visual, melhorando ainda a visão noturna; diz-se também que existiram casos de reversão da degeneração macular, a causa mais comum de cegueira. Blueberries também contêm um alto grau de resveratol. Este componente importante é encontrado nas uvas, e portanto no vinho, e também reduz o risco de doenças do coração e câncer. As blueberries, assim como as groselhas, possuem substâncias que protegem o organismo das infeções urinárias. Além desta alta concentração de componentes que ajudam nossa saúde, blueberries também são uma ótima fonte de Vitaminas C, E e A, bem como ferro, potássio e folato. Uma xícara da fruta nos dá 1/3 da quantidade diária recomendada de vitamina C . Ela também é rica em pectina, uma fibra muito eficiente que ajuda a reduzir o colesterol. As blueberries ajudam ainda a diminuir a perda de memória temporária, aumentam o equilíbrio e a coordenação motora, e fortalecem a estrutura celular e vasos sangüíneos. Em suma, as blueberries deveriam fazer parte da dieta diária.” (fragmento retirado do site Nutrição em Pauta). Vamos à receita?
Ingredientes:
3 bananas nanica bem maduras (as minhas não estavam tanto como deveriam)
2 colheres de sopa de suco de limão (usei o siciliano)
1 copo de leite de soja sabor baunilha
1/2 xícara de chá de mel (usei o de flor de laranjeira)
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 colher de chá rasa de fermento em pó
1 colher rasa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 copo de blueberries lavadas e inteiras
Preparo: Pré-aqueça o forno a 180° por 10 minutos. Unte uma forma (utilizei uma retangular) com óleo de canola e depois enfarinhe. Se tiver aquele spray americano que já tem óleo e farinha, próprio para untar formas, utilize-o. Em um copo, misture metade do suco de limão ao leite de soja. Deixe descansar até talhar. Reserve. Em uma tigela grande amasse bem todas as bananas até formar uma papa. Adicione o suco de limão restante, o leite de soja talhado e o mel. Misture bem e reserve. Em outra tigela misture todos os ingredientes secos: farinha integral e branca, fermento, açúcar mascavo e bicarbonato. Misture bem. Incorpore delicadamente os ingredientes secos à mistura de bananas e misture com a ajuda de uma colher de silicone ou pão-duro. Por fim, acrescente os blueberries. Espalhe a mistura uniformemente na assadeira e asse até que a faca saia limpa. Este tempo vai ser de aproximadamente 50 min. a 1 hora de forno, a 160/180°. Depois de frio desenforme, enfeite com raspas de limão siciliano e sirva. Rende 8 porções.
Dica: Caso você pretenda utilizar as blueberries congeladas passe-as pela farinha branca antes de acrescentá-las à receita.
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Bolo Vegan de Bananas e Blueberries

  1. Sabe que eu tô comprando aqui em Ribeirão Preto umas blueberries de Jundiaí, que não são tão caras? Até vou ver a marca depois, te falo :-) Ficou realmente bonito o bolo, e com cara de apetitoso! Beijos!

  2. Oi Fabiana!
    Vim conhecer seu Figos & Funghis!
    Que delícia de blog você tem! A identificação com as receitas é recíproca. Eu já faria algumas daqui logo de início!
    Esse bolo muito me apetece! Tenho meus dias de comida naturalista (vegan ainda não fiz nada) sempre as incluo no meu dia a dia.
    Eu amo de paixão morangos e todas as frutinhas vermelhas, azuis, roxas, etc etc etc…. Elas me fascinam. Mas as deliciosas blueberries e o desejo ficaram na capital.
    Um beijo querida e muito obrigada pela visita lá na minha cozinha!
    Cherry

  3. Hummm…adorei o seu bolo!
    E confesso que também fiquei apaixonada pelos mirtilos.
    Aqui encontrei por acaso uma hort fruit que vende as caixinhas de mirtilos por R$ 3,90, fui lá ontém, e ainda estava com o mesmo preço.
    Vou anotar a sua receita para a minha próxima receita com mirtilos.
    bjs

  4. Olá! Se quiseres podes participar no Blue Day (dia 13 de Dezembro) será um prazer receber a tua participação! Beijókas e até lá!:)

  5. O seu blog é lindo, lindo…As fotos são fantástica cheias de glamour, e as receitas fazem água na boca a qualquer um. Hei-de cá vir mais vezes, sem dúvida.

    Esta receita é bastante interessante para além de ser super saudável, este bolinho podemos comer sem ficar com a consciência pesada.

    Bjs e bom fds

  6. Adorei Fabi!!!!
    Além de delicioso é bem nutritivo também! Gosto muito de bolo com farinha integral. Receita anotadíssima!
    Beijinhos!

  7. Olá!
    Ótima receita, deve ter ficado uma delícia!
    Se não se importa, eu gostaria apenas de fazer um cometário: veganos não consomem nada de origem animal, isso inclui mel. De repente seria interessante você deixar uma dica sobre algo que possa substituir esse ingrediente na receita caso algum vegano queira fazê-la.

    • Oi Cintia, pois é, eu só fiquei sabendo disso um tempo depois. Esta receita é bem antiga, mas agora eu sei que veganos não consomem nem mel nem molho inglês, entre outros.

      Para esta receita pode usar açúcar mascavo para adoçar. A quantidade de 1 xícara de chá é suficiente :)

      Beijos,
      Fabi

  8. Oi Fabi!!! Adoro seu blog!!
    Já fiz muitas das suas receitas, só dos risotos, experimentei todos :) …adoro!!!
    Já fiz esse bolo tbm, mas gostaria de perguntar se tem problema em colocar só farinha integral, não quero usar farinha de trigo branca, ou se pode substituir por alguma outra farinha….
    Obrigada
    bjs
    Alexandra

    • Oi Alexandre, obrigada! Fico feliz que você goste daqui :)
      Você pode sim usar só farinha de trigo integral, ou usar farinha de arroz, ou de aveia nesta receita. Com qualquer uma delas o resultado fica bem bom!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *