Tagliatelle com Cogumelos Mistos

sexta-feira, 09 de outubro de 2009

Estava conferindo as receitas do blog e fiquei surpresa quando percebi que há apenas uma receita sobre massas, um dos meus pratos favoritos. Na verdade acho que não somente meu, mas muita gente ama massas, e elas são realmente deliciosas. Esta receita de hoje leva a massa fresca de ovos como base, e um levíssimo molho de cogumelos mistos, prato que cai muito bem em dias frios. Mais uma vez os cogumelos estão presentes, mas não poderia ser diferente, amo cogumelos e não consigo evitá-los quando vou para a cozinha. Quase sempre penso em como encaixá-los em minhas receitas. Que me desculpem aqueles que não apreciam esta delícia, mas eu prometo que irei postar muitas outras receitas em que os cogumelos podem ser suprimidos ou substituídos, afinal, apesar do nome sugestivo, não só de cogumelos poderá viver este blog! Vamos à receita:
Ingredientes:
500grs de massa fresca de ovos, formato tagliatelle
1 xícara de cogumelos paris fatiados
1 xícara de cogumelos shiitake fatiados
1 xícara de funghi seco em pedaços (apenas passados rapidamente em água corrente)
1 cebola picada
1 tomate picado em cubos pequenos, sem a polpa
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha finamente picada
1 colher de sopa de manteiga com sal
1/2 xícara de vinho branco seco
folhas de manjericão
pimenta verde seca moída na hora
sal a gosto
Modo de Preparo: Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Enquanto a massa está sendo cozida, inicie o preparo do molho. Em uma frigideira funda, derreta a manteiga e doure a cebola e o alho. Acrescente todos os cogumelos juntos e em seguida o vinho branco. Abaixe o fogo, deixe o álcool evaporar, e quando os cogumelos estiverem um pouco amolecidos e o molho reduzido, acrescente o tomate picado, a salsa, a cebolinha, a pimenta verde e ajuste o sal. Os cogumelos devem estar al dente, este é o ponto certo de cozimento, pois se ficarem muito tempo no fogo derretem e perdem o sabor. Desligue o fogo, arrume o molho sobre a massa cozida, salpique folhas de manjericão fresco e sirva acompanhado de queijo parmesão ou grana padano ralado.
Dica de Vinho: O vinho tinto seco argentino Norton Malbec D.O.C. combina muito bem com este prato. Adoro os vinhos deste produtor, este em especial tem uma cor púrpura forte e é um vinho bem encorpado. Tem sabor frutado, levemente picante, com notas de madeira e notas tostadas. O preço é bom, e o custo/benefício melhor ainda. Vale à pena experimentar.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *