Penne al Pomodoro e Pesto de Manjericão

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O pesto é mais um molho típico italiano. Surgiu em Gênova, há mais de 5 séculos. A receita original utiliza piñoli (ou snoubar). Esta receita deliciosa de hoje foi preparada incrivelmente pela minha irmã Juliana em uma demonstração de muita garra, esforço e coragem para enfrentar as tão temidas “panelas monstruosas” !!!! Hahaha.
Explico-me melhor: é que a minha irmã, para os que não a conhecem, não é nada fã de cozinha, muito pelo contrário, ela sempre opta entre duas coisas que são gritar pra mim ou sair para comer fora. Mas como ela acabou de se casar está tentando fazer um esforço para agradar o marido. E não é que quando a menina faz alguma coisa fica delicioso?! O que aconteceu de engraçado desta vez foi que sem perceber nós invertemos nossas posições: ela pilotou o fogão e eu fotografei o resultado final. Geralmente é o oposto, eu pilotando e ela fotografando (muito melhor que eu, diga-se). Portanto, para quem não é muito íntimo das panelas, esta receita é a prova de que tudo é possível, ou melhor, até aqueles que não sabem ou não gostam de cozinhar podem fazer esta belíssima receita. Confiram:
Ingredientes:
500grs de massa penne rigatte grano duro
6 tomates maduros porém firmes, cortados em cubos
2 xícaras de chá de folhas de manjericão frescas e lavadas
4 dentes de alho grandes
1 xícara e 1/2 de chá de azeite extravirgem
150grs de queijo parmesão ralado
pimenta a gosto
sal a gosto
Prepare assim: Em uma panela grande ferva a água para a massa. Quando a água estiver fervendo jogue a massa e aguarde o tempo recomendado na embalagem. Enquanto a água ferve e a massa cozinha prepare o molho. Em uma panela antiaderente aqueça 3 colheres de sopa de azeite e acrescente os tomates em cubos. Abaixe o fogo, tampe a panela e aguarde. O tomate solta bastante água, portanto apenas vá acompanhando o seu cozimento e mexendo de vez em quando enquanto prepara o pesto. Para o preparo do pesto de manjericão coloque em um processador de alimentos metade do azeite, as folhas de manjericão lavadas e secas (enxugue-as com um guardanapo de papel) (reserve apenas algumas folhas inteiras para decorar a travessa ou prato de servir), os dentes de alho e bata por 1 minuto. Acrescente o queijo ralado e processe os ingredientes até que forme uma pasta lisa e verde (aprox. 3 minutos). Depois de pronto, despeje metade do pesto na panela dos tomates e misture bem até incorporar. Reserve a outra metade. Cozinhe por mais 10 minutos aproximadamente, em fogo baixo, ajustando o sal e a pimenta. Enquanto isso a massa está cozida (quando atingir o ponto de “al dente” desligue e escorra a água). Disponha a massa sobre a travessa, despeje o molho de tomates e misture delicadamente com garfos de massa. Aqueça rapidamente a outra metade do pesto e misture à massa. Regue com um fio de azeite e decore com as folhas frescas de manjericão. Está pronto!
Dica de Vinho: Para esta massa sugiro o vinho branco seco argentino Torrontes das Fincas La Daniela, safra 2.008. É um vinho de cor amarelo palha, com aromas de damasco seco e notas cítricas. É um vinho bastante frutado e muito agradável, geladinho então…uma delícia.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

Um comentário sobre “Penne al Pomodoro e Pesto de Manjericão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *