Pelo Mundo…Cozinha Árabe 2 – TABULE

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Acho que já falei aqui que por parte de pai tenho descendência libanesa. Pois é, minha bisavó nasceu no Líbano e veio de lá bem jovem trazendo na bagagem toda a cultura e principalmente o conhecimento da culinária libanesa, que possui como base a culinária árabe tradicional, a que nós conhecemos mesmo, ainda que um pouco modificada e adaptada ao gosto do brasileiro. Me recordo da época em que ainda era criança e via minha bisavó, já velhinha, preparando pessoalmente as refeições da família. Era muito comum nos reunirmos aos domingos e saborearmos algumas delícias preparadas por ela e por minha tia. O Kibe, e o tabule, obviamente não podiam faltar. Minha mãe, que é desdendente de italianos, quando casou-se com meu pai herdou todas as receitas, aprendeu com a própria mestre e agora me repassa o que aprendeu, para nunca deixar que este delicioso ritual que é o preparo e a degustação de uma deliciosa comida árabe  fique esquecida. Hoje vou colocar aqui a receita do famoso tabule, prato de fácil e rápido preparo, sendo ainda uma refeição leve e refrescante.
Ingredientes:
2 xícaras de trigo para kibe hidratado em 1 1/2 xícara de água morna
1 tomate grande (ou 2 pequenos) maduro sem sementes cortado em cubos pequenos
1 cebola média cortada em cubos pequenos
2 xícaras de chá de salsa picada
1 limão tahiti grande (suco)
1 fio de azeite
1 pitada de pimenta do reino moída
2 colheres de sopa de folhas hortelã picadas
Modo de preparo: Em uma vasilha funda acomode o trigo hidratado e escorrido (caso tenha excesso de água), junte o tomete picado, a cebola, a salsa, as folhas de hortelã, e tempere com o suco de limão, o azeite, a pimenta e o sal. Caso ache necessário acrescente mais suco de limão. Sirva em seguida, acompanhado de folhas de alface crespa lavadas e inteiras.
Dica: Caso pretenda deixar o tabule pronto para o jantar, por exemplo, deixe para temperá-lo pouco antes de levá-lo à mesa, pois quando o tabule fica mais tempo em tempero pode perder o viço.
Bebida: Uma dica é servir o tabule acompanhado de chá preto gelado com hortelã, bebida com uma refrescância incrível.
Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *