Bolo Mármore de Chocolate, deliciosa tentação!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Eu confesso que não sou muito fã de bolos, tortas, mousses, enfim…mas além do meu eterno vício – o chocolate em barra – poucos doces me conquistam, e sem dúvidas um deles é este bolo. O bolo mármore ou o tradicional bolo mesclado como alguns preferem chamar é muito fácil, rápido e simples de fazer, e o resultado é o melhor possível em matéria de bolos. Fica realmente DELICIOSO! Então vamos à receita, que leva em sua base essência de baunilha e chocolate.
Ingredientes:
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

230 g de açúcar refinado
Algumas gotas de essência de baunilha (sugiro entre 8 e 10 gotas)
4 ovos inteiros
500 g de farinha de trigo especial
1 1 / 2 colheres de sopa de fermento em pó
150 ml de leite frio
3 colheres de sopa de cacau em pó

Modo de Preparo:

Unte uma forma de bolo do formato de sua preferência (eu utilizei aquela retangular, sem furo, para bolos ingleses)com um pouco de manteiga e enfarinhe, retirando o excesso. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
Coloque a manteiga em uma tigela grande, bata até ficar cremosa. Adicione o açúcar (reserve 1 colher de sopa) e a essência e bata até misturar bem. A mistura deve ficar homogênea e macia.
Adicione os ovos um a um, mexendo até que incorporem bem à massa. Peneire a farinha e o fermento em um recipiente separado. Reserve 2 colheres de sopa de leite e misture o restante na massa, alternando com a farinha que foi peneirada. Despeje 2/3 da massa na forma preparada.
Misture o cacau em pó peneirado, 1 colher de sopa de açúcar e o leite restante na massa de bolo que ficou no pote da batedeira e espalhe sobre a massa que já está na forma.
Misture delicadamente com um garfo as duas camadas da massa para produzir um efeito marmorizado. Permita que por cima da massa sejam percebidas as duas cores (creme e marrom)e após obter o efeito desejado leve ao forno por aproximadamente 1 hora minutos, ou acompanhe a cada 30 minutos no forno espetando um palito ou garfo até que o palito saia limpo, o que demonstrará que o bolo está pronto por dentro também.
Retire o bolo do forno, aguarde alguns minutos e vire-o sobre um prato de bolo até que esfrie completamente e sirva!
Dica: Caso você goste de testar novas técnicas, um segredinho é trocar a baunilha em essência por baunilhas em “rama” que são encontradas em grandes mercados municipais. Corte as ramas ao meio no sentido do comprimento e raspe-as com uma faca. Você extrairá um pó avermelhado, que é a verdadeira essência da baunilha. Utilize aproximadamente 1 colher de café na receita e guarde o restante em um congelador bem embalada em filme plástico para utilizar nas próximas vezes.
Aproveite esta tentação e delicie-se!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *