Talharim Negro ao Molho de Alcachofras

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Adoro massas em geral, mas gosto especialmente das massas artesanais. Elas não são simplesmente uma base para um molho especial, mas fazem realmente parte da receita e possuem um sabor e textura muitíssimo agradáveis. Massas industrializadas também podem ser boas, eu inclusive faço uso delas com uma certa frequência, mas confesso que diante das duas opções fico mesmo com a artesanal, que pode ser seca ou fresca. As massas podem ser brancas ou coloridas. Entre as coloridas temos como as mais conhecidas as verdes (à base de espinafre), as vermelhas (à base de tomates), as marrons (à base de funghi), e as negras (à base de tinta de lula), todas igualmente saborosas.

Esta receita de talharim negro é do meu amigo Welintom, que também adora se aventurar em um fogão. Ele preparou pessoalmente este prato delicioso e nos serviu no almoço de domingo acompanhado de uma boa safra de espumante Salton Brut geladíssima. O resultado? Maravilhoso, obviamente, conforme pode-se conferir pelas fotos. Welintom e Cal, obrigada pelo carinho de sempre! Confiram a receita abaixo:
Talharim Negro ao Molho de Alcachofras
Ingredientes:
500grs de talharim negro
210mg de coração de alcachofras em conserva (drenado)
210mg de fundo de alcachofras em conserva (drenado)
110grs de alcaparras em conserva
1 lata de tomates pelados com o suco
100ml de azeite extravirgem
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho mostarda
Suco de 1 limão tahiti
pimenta-do-reino moída a gosto
sal a gosto
folhas frescas e inteiras de manjericão a gosto
Preparo:
Enquanto a água para o cozimento da massa atinge temperatura de fervura, aqueça um fio de azeite em uma frigideira e doure a cebola e o alho. Bata as alcaparras com a mostarda e um pouco de azeite no liquidificador e incorpore ao molho. Misture bem e deixe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Acrescente os tomates pelados com o suco e o suco de limão. Aguarde 5 minutos e acrescente os fundos de alcachofra cortados em 4 partes e os corações de alcachofra cortados em 2 partes no sentido do comprimento. Tempere com a pimenta-do-reino e dose o sal ao seu gosto. Escorra a massa que já deve estar cozida (aproximadamente 12 a 15 min de cozimento em água fervente) e passe-a para um refratário ou travessa. Regue a massa com o restante do azeite e acomode o molho de alcachofras sobre a massa, misturando delicadamente com o auxílio de dois garfos grandes (necessário para que toda a massa seja envolvida pelo molho). Salpique a massa com as folhas de manjericão frescas e sirva.

Dica 1: Se a pimenta-do-reino for moída na hora o molho ficará mais vibrante e saboroso.

Dica 2: Sirva em separado uma porção de queijo parmesão ou grana padano ralado na hora, grosseiramente. Quem desejar acrescenta o queijo no próprio prato.
Dica 3: Fatias finíssimas de presunto de parma rasgadas e distribuídas displicentemente sobre a massa pronta criam uma combinação rústica e ao mesmo tempo sofisticada à receita.
Coma de joelhos!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *