Roast Beef…de dar água na boca!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Especula-se que o Roast Beef (Rosbife em português) foi inventado nos Estados Unidos, mas verdade ou não, fato é que este prato tornou-se uma delícia mundialmente conhecida e que transforma qualquer jantar em um verdadeiro banquete e que combina muito bem com diversos tipos de acompanhamentos.
Nos Estados Unidos o Roast Beef é mais consumido como recheio de sanduíches, ou em grandes peças assadas inteiras em datas especiais como o Natal e o Thanksgiving. Na Europa, particularmente na Inglaterra, o rosbife está associado ao prato principal do domingo. Na Austrália o rosbife é o prato tradicional servido no jantar de domingo. No Brasil, também é encontrado na forma de embutido de carne bovina, normalmente é a carne usada na receita do beirute.
Apesar de ser simples o seu preparo, o Roast Beef exige certo cuidado e atenção pois uma linha tênue de tempo pode transformá-lo em uma comum carne assada, e a graça do roast beef está justamente em ser rosado no centro e bem assado nas bordas. Então vamos à receita:
Ingredientes:
1 peça inteira de 1kg de filé mignom ou contra filé bovino sem gordura
azeite o quanto baste
pimenta-do-reino verde moída na hora
sal à gosto
Modo de Preparo:Faça furos em toda a carne com um garfo grande de cozinha para que o tempero penetre. Tempere a carne com a pimenta verde (se não tiver a pimenta verde, utilize a preta), o sal e o azeite e amarre a peça da carne com um barbante, em todo o seu comprimento para que depois de assada permeneça com a mesma forma. Pré aqueça o forno em 200ºC durante 10 minutos. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e sele rapidamente a carne de todos os lados. Passe a carne para uma grelha apoiada sobre uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos (a grelha fará com que o suco da carne escorra para a assadeira, deixando a carne mais seuqinha). Desligue o forno, retire a carne, enrole-a em um pedaço de papel alumínio e deixe-a descansar por aproximadamente 5 minutos. Desembrulhe a carne, retire o barbante, fatie em fatias finas com uma faca bem afiada e sirva acompanhada de batatas assadas e risoto à milanesa. Fica muito gostoso se for regado com molho de mostarda dijon preparado em frigideira com um fio de azeite, 1 copo de vinho branco, 3 colheres de sopa de mostarda dijon e uma pitada de açúcar para quebrar a acidez. Cozinhe em fogo médio até reduzir e engrossar, dose o sal e regue a carne.
Dica: Você também pode utilizar as fatias finas para elaborar sanduíches frios ou quentes.
Sugestão de Vinho: Esta carne fica muito bem harmonizada com o tinto argentino Del Fin Del Mundo Reserva Malbec, um vinho de cor púrpura com reflexos na cor rubi, com aromas florais e frutados de ameixa e amoras negras. De sabor frutado com taninos suaves é um vinho delicioso que acompanha muito bem carnes vermelhas.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *