Pelo mundo…Thai Food

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Hoje vou falar um pouquinho sobre a thai food, ou culinária thailandesa, como preferirem.

A comida thai é famosa por ser riquíssima em especiarias e carregada de pimenta, oferecendo aos seus apreciadores uma infinidade de sabores totalmente diferentes entre si. A base da comida thailandesa é o curry, que possui sabor exótico e é um dos temperos mais antigos do mundo. O pó mágico e característico que conhecemos, que possui sabor picante e adocicado, é uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes. Esta composição varia de acordo com a região e país. O curry original é na verdade uma planta (Murraya koenigii (L.) Sprengel). Originária do sul da Ásia, é uma erva aromática, de porte pequeno e folhas verdes brilhantes e fragrância pungente. Pouco comum no Brasil, aos poucos tem sido adotada na culinária ocidental por adicionar um gostinho especial sem ser muito quente. Nos supermercados maiores encontra-se as folhinhas desidratadas que são vendidas em vidros pequenos de marcas especializadas em venda de ervas e especiarias. Uma opção é o curry em pó de marcas importadas que se assemelham muito com o produzido na Índia. Propriedades curativas e rejuvenescedoras do curry já foram constatadas cientificamente, ou seja, curry é delicioso e saudável!
Frango ao curry com leite de côco e vegetais
Ingredientes:
500grs de filé de peito de frango cortado em cubos médios
1 cebola grande cortada em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
200grs de cogumelo paris cortados ao meio
100ml de leite de côco
3 colheres de sopa de curry em pó
100grs de castanha de cajú
5 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de coentro picado
chilli em pó à gosto
sal à gosto
Modo de Preparo:
Aqueça o óleo de amendoim em uma panela wok por alguns minutos. Doure os cubos de peito de frango no óleo de amendoim. Acrescente o curry, a cebola, o pimentão e o leite de côco com a salsa e o coentro. Mexa e deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, com a panela tampada. Acrescente o cogumelo, as castanhas de cajú, a pimenta, e dose o sal. Tampe a panela e aguarde por 5 minutos. Desligue e sirva acompanhado de arroz de jasmim. Esta receita ficará muito bem acompanhada por uma garrafa de prosecco bem gelada.
Dica: Triture algumas castanhas de cajú em um pilão e aqueça junto com o óleo de amendoim. As castanhas moídas irão desprender um perfume e um pouco de óleo, que irão contribuir com o aroma e sabor da receita.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *